PUBLICIDADE

Crise com PSL complica Eduardo Bolsonaro como embaixador

Indicação foi feita em julho, mas ainda não chegou ao Senado

18 out 2019 - 09h21
(atualizado às 09h39)
Compartilhar
Exibir comentários

A crise entre o presidente Jair Bolsonaro e seu partido, o PSL, pode inviabilizar a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro como novo embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Eduardo Bolsonaro foi indicado por seu pai como embaixador do Brasil nos EUA
Eduardo Bolsonaro foi indicado por seu pai como embaixador do Brasil nos EUA
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A escolha do terceiro filho do mandatário como representante diplomático em Washington foi formalizada em julho, mas o governo ainda não encaminhou a indicação ao Senado, que tem a prerrogativa de aprovar ou rejeitar a nomeação.

Segundo a revista Época, Bolsonaro suspendeu o plano de colocar Eduardo na Embaixada nos EUA devido à crise com o PSL e à perspectiva de uma derrota na votação no Senado. Na última quinta (17), o deputado perdeu uma disputa com o Delegado Waldir pela liderança do partido na Câmara.

Eduardo chegou até a se pronunciar como novo líder do PSL entre os deputados. "Inicialmente, eu não queria ser líder, mas é um nome que tem a maior convergência entre os deputados, e dessa maneira, o meu compromisso aqui é ficar até dezembro", disse o filho do presidente na última quarta (16), acrescentando que a nomeação como embaixador era "secundária".

Mas a disputa com Waldir expôs a fragilidade da articulação do governo no Congresso e afastou Eduardo dos votos necessários para ter sua indicação chancelada pelo Senado. O porta-voz do governo, Otávio do Rêgo Barros, disse que a nomeação está "mantida" e será encaminhada ao Congresso "oportunamente", mas não deu prazos.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade