PUBLICIDADE

Concerto Natalino ocorre amanhã na Igreja de São Francisco de Paula

Evento, que tem entrada franca, acontecerá amanhã (terça) às 18h. No programa constam as obras natalinas mais representativas de vários autores consagrados, como Tchaikovsky Concerto Natalino ocorre amanhã na Igreja de São Francisco de Paula

18 dez 2023 - 12h24
(atualizado às 12h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A temporada de 2023 da Orquestra Sinfônica da UFRJ encerra o ano com emocionante concerto de Natal, que será realizado na Igreja de São Francisco de Paula, localizada no Largo de São Francisco, Centro do Rio, amanhã (terça feira), dia 19 de dezembro, a partir das 18h. O evento contará com as participações do Coral Infantojuvenil da universidade, do Brasil Ensemble e da Classe de Canto Coral e tem o patrocínio da Irmandade de São Francisco de Paula, do Diário do Rio e da Sergio Castro Imóveis.

Foto: Igreja da Ordem Terceira dos Ministros de São Francisco de Paula, no Centro do Rio Foto Cleomir Tavares (Diário do Rio) / Diário do Rio

No programa constam as obras natalinas mais representativas de vários autores consagrados. O compositor russo Tchaikovsky, cujo repertório do balé O Quebra-Nozes é obrigatório no Natal, será uma das atrações. O grande destaque da obra é a envolvente Valsa das flores. Tchaikovsky também expressou musicalmente a grande festa cristã no último movimento de sua suíte As Estações. A regência será do renomado Maestro André Cardoso.

Considerado o herdeiro do romantismo inglês de Elgar, o compositor e maestro britânico, Samuel Coleridge Taylor também é uma das atrações do concerto. Taylor, que era filho de pai africano de Serra Leoa e mãe inglesa, estudou Royal College of Music, onde foi aluno do compositor Charles Stanford. Composta por Coleridge Taylor, em 1910, Christmas Overture foi incorporada como música acidental por Alfred Noyes no drama The forest of wild thime. Para elaborar a obra, o compositor britânico fez uma bricolagem de três canções natalinas: Hark the herald angels sing, God rest you merry gentlemen e Good King Wenceslas.

No universo das canções populares da Natal que serão apresentas pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, uma das representantes é White Christmas, de autoria do americano Irving Berlim. A música tornou-se consagrada após ser gravada, em 1942, por Bing Crosby. O sucesso foi tamanho que "White Christmas" entrou na trilha sonora do filme de mesmo nome, de 1954. O evento também tem o apoio da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

https://diariodorio.com/sinos-das-igrejas-historicas-do-centro-voltam-a-badalar-a-partir-de-dezembro/amp/

Compor músicas natalinas a partir de canções de outros autores também foi o processo usado pelos músicos Gustav Holst e Leroy Anderson, que compuseram Christmas Day e Christmas Festival, respectivamente. A composição de Holst foi elaborada, em 1910, para os estudantes de música do Morley College. A Christmas Festival, de de Anderson, resultou de uma encomenda para uma gravação de um álbum para o Natal de 1950. Nas duas obras estão contidas referências às obras: Noite Feliz, The first Nowell,  Good christian men rejoice, Adeste Fideles e Jingle Bells.

As Igrejas históricas do Centro do Rio decidiram mesmo "causar" neste Natal. Além do audacioso projeto Alerta da Paz, que fez a região voltar ao passado ao retomar o badalar dos sinos das igrejas barrocas e rococós que dominam o bairro durante todo o mês de dezembro, também a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores fará duas Missas com Coral e Grande Orquestra no próximo final de semana (dias 9 e 11 de dezembro, ao meio-dia).

A idéia de um Concerto de Natal partiu da Ordem de São Francisco e da Sergio Castro Imóveis, tradicional imobiliária do Centro, e teve o apoio imediato da Associação Comercial do Rio. "Coincidentemente, acabamos de lançar a nova marca de nossa divisão de imóveis de alto padrão, a Sergio Castro Ouro; é nada mais lógico que começar a trilhar um caminho de liderança no segmento apoiando a cultura e o renascimento de nosso Centro Histórico", diz Paulo César Ximenes, que lidera o time de corretores de imóveis especializados em propriedades premium da corretora de 75 anos.

As participações do Coral Infantojuvenil da UFRJ e do Brasil Ensemble terão direção de Maria José Chevitarese. À frente da Classe de Canto Coral da Escola de Música da UFRJ estará Juliana Melleiro Rheinboldt.

Programa

P. I. TCHAIKOVSKY (1840-1893) - Nöel, de As Estações op.37 (1876) Orquestração de Theodore Tobani.

P. I. TCHAIKOVSKY - Valsa das Flores, do balé O Quebra-Nozes op.71 (1892)

Samuel COLERIDGE-TAYLOR (1875-1912) - Christmas Overture (1910)

Irving BERLIM (1888-1989) - White Christmas (1942) Orquestração de André Cardoso

Gabriel FAURÉ (1845-1924) - Nöel d'enfants (1890) Orquestração de Mateus Araujo

Gustav HOLST (1874-1934) - Christmas Day (1910)

Leroy ANDERSON (1908-1975) - A Christmas Festival (1950)

Cristóbal Rioseco (barítono)

Diário do Rio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade