vc repórter: terreno radioativo atrai atenção na zona sul de SP
Um terreno de propriedade estatal, vinculado à INB (Indústrias Nucleares do Brasil), despertou a curiosidade do paulistano Marco Antonio Ambrosio. Localizado na zona sul de São Paulo, entre a avenida Interlagos e a rua Miguel Yunes, a área está cercada por um gradil de arame e indica a presença de radioatividade no local.
O paulistano questionou se o local oferece risco à saúde e se a placa indicando a zona de radiação não deveria ser mais específica sobre o tema.
Procurada pelo Terra, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), responsável pela fiscalização da área, informou por meio de sua assessoria que o local é seguro e periodicamente são realizadas inspeções da água e do ar no terreno.
O índice de radiação é baixo e está sob controle, e, ainda segundo a CNEN, não existe uma normativa nacional que regulamente a forma de sinalização em regiões radioativas.
Atualmente, o terreno possui um galpão, utilizado como depósito de materiais radioativos, que estão acondicionados em tambores hermeticamente fechados, em ambiente controlado e sob fiscalização de órgãos ambientais e da própria CNEN.
Informações sobre o local:
O terreno da avenida Interlagos foi ocupado até 1995 pela Usina de Santo Amaro (Usan), vinculada à extinta Nuclemon Mínero-Química, uma das empresas do programa nuclear brasileiro.
No local, durante a década de 90, foi executado um processo de extração de minerais pesados, utilizando solventes, a partir de areias monazíticas cujo subproduto desse processo permanece armazenado na área até hoje.
As Indústrias Nucleares do Brasil iniciaram, em 2010, a descontaminação da área. Até o final do ano passado, foram removidos 195 m³ de solo e a previsão é que o trabalho termine até o fim deste ano.
O internauta MGambrosio, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.