Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: terreno radioativo atrai atenção na zona sul de SP

26 out 2011 - 14h10
(atualizado às 15h42)
Compartilhar

Um terreno de propriedade estatal, vinculado à INB (Indústrias Nucleares do Brasil), despertou a curiosidade do paulistano Marco Antonio Ambrosio. Localizado na zona sul de São Paulo, entre a avenida Interlagos e a rua Miguel Yunes, a área está cercada por um gradil de arame e indica a presença de radioatividade no local.

Terreno na av. Interlagos, em São Paulo, preocupa população em virtude da radioatividade
Terreno na av. Interlagos, em São Paulo, preocupa população em virtude da radioatividade
Foto: MGambrosio / vc repórter

O paulistano questionou se o local oferece risco à saúde e se a placa indicando a zona de radiação não deveria ser mais específica sobre o tema.

Procurada pelo Terra, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), responsável pela fiscalização da área, informou por meio de sua assessoria que o local é seguro e periodicamente são realizadas inspeções da água e do ar no terreno.

O índice de radiação é baixo e está sob controle, e, ainda segundo a CNEN, não existe uma normativa nacional que regulamente a forma de sinalização em regiões radioativas.

Atualmente, o terreno possui um galpão, utilizado como depósito de materiais radioativos, que estão acondicionados em tambores hermeticamente fechados, em ambiente controlado e sob fiscalização de órgãos ambientais e da própria CNEN.

Informações sobre o local:

O terreno da avenida Interlagos foi ocupado até 1995 pela Usina de Santo Amaro (Usan), vinculada à extinta Nuclemon Mínero-Química, uma das empresas do programa nuclear brasileiro.

No local, durante a década de 90, foi executado um processo de extração de minerais pesados, utilizando solventes, a partir de areias monazíticas cujo subproduto desse processo permanece armazenado na área até hoje.

As Indústrias Nucleares do Brasil iniciaram, em 2010, a descontaminação da área. Até o final do ano passado, foram removidos 195 m³ de solo e a previsão é que o trabalho termine até o fim deste ano.

O internauta MGambrosio, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra