vc repórter: praça vira depósito de lixo e lar de moradores de rua em SP
A praça Luisa Pera dos Santos, entre as ruas Doutor Abelardo da Cunha e Eurico Azevedo Marques, no Parque Arariba, zona sul de São Paulo, sofre com problemas de limpeza urbana e, para piorar a situação, teria virado lar para moradores de rua, segundo afirma a vizinhança.
O acúmulo de lixo e entulho na praça, que carece também de manutenção, vem sendo reclamado junto à prefeitura desde o início do mês. Um morador das redondezas protocolou uma solicitação junto à subprefeitura Campo Limpo, responsável pela região, no último dia 1º.
De acordo com o site da prefeitura, o local teria sido limpo no último dia 4. A imagem atual da praça, contudo, diz o contrário. A subprefeitura Campo Limpo informou por meio de sua assessoria de comunicação que a limpeza da praça “foi executada no dia 6 e que uma nova limpeza será realizada nesta quarta-feira, 13.
Sobre os moradores de rua que estariam ocupando o local, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMDAS) informou que atua “diariamente realizando abordagens e encaminhamentos, por meio de orientadores sociais do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), que percorrem a pé todas as regiões da cidade".
"Com a finalidade de propiciar a saída do morador em situação de rua da região e promover o retorno ao convívio da família e da comunidade, o trabalho desenvolvido pelos orientadores é socioeducativo”, completou o órgão.
O internauta Basilio Colares, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.