vc repórter: Ilhota decide decretar situação de emergência
Após a chuva que atingiu a região do Vale do Itajaí nesta semana, o município de Ilhota (SC), decidiu decretar situação de emergência nas próximas horas. Segundo a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, apesar de ainda não ter a medida oficializada, o município anunciou a resolução ainda na noite desta sexta-feira. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil da cidade já atuam de acordo com a definição.
Deslizamentos e escorregamentos foram registrados nas cidades da região desde esta sexta-feira. No morro do Baú, em Ilhota, 14 famílias que estavam isoladas devido ao aumento do nível do rio Itajaí-açu, que impediu a navegação da balsa que liga o centro ao interior do município. De acordo com a Defesa Civil de Blumenau, o nível do rio está 4,75 metros acima do nível normal. Dez famílias já foram retiradas pelos bombeiros voluntários do município e encontram-se na casa de parentes.
A região recebeu em 24 horas o equivalente a um mês de chuvas. Em Blumenau, seis famílias foram retiradas de áreas de risco, e, de acordo com a Defesa Civil do Estado, a situação está sob controle.
Nas cidades de Brusque e Luis Alves, os deslizamentos ocorreram longe de áreas habitadas. Apesar de não apresentarem risco à população, a área está sob monitoramento, já que são as mesmas que sofreram com o grande volume de chuva de novembro de 2008. Em Gaspar, duas ruas foram interditadas por queda de barreira.
Segundo a Climatempo, o frio diminui no Sul do Brasil no fim de semana, mas a chuva volta com força. A situação de alerta deve continuar, pois o domingo também será marcado por muitas nuvens e fortes pancadas de chuva, especialmente em Santa Catarina e no Paraná.
Os internautas Odirlei Junkes, de Jaraguá do Sul (SC), e Zé Ricardo, de Itajaí (SC), e Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.