PUBLICIDADE

Vale eleva nível de alerta em barragem de Barão de Cocais

Fortes chuvas atinge a região e mineradora disse ter detectado erosão

25 jan 2020 - 20h50
(atualizado às 21h03)
Compartilhar
Exibir comentários

A mineradora Vale informou ter detectado erosão no reservatório da barragem Sul Inferior, na cidade mineira de Barão de Cocais. Fortes chuvas atingem a região e já deixaram 30 mortos até este sábado, 25. A situação fez a empresa elevar o nível de alerta de 1 para 2, numa escala que vai até 3. A elevação implicaria a necessidade de retirada das pessoas de zonas mais próximas, mas isso já foi feito por problemas em outra barragem da região.

Vista da barragem da Vale Gongo Soco em Barão de Cocais
28/05/2019
REUTERS/Leonardo Benassatto
Vista da barragem da Vale Gongo Soco em Barão de Cocais 28/05/2019 REUTERS/Leonardo Benassatto
Foto: Reuters

O alerta ocorre um ano após o rompimento da barragem de Brumadinho, que aconteceu em 25 de janeiro de 2019, deixando 259 mortos e 11 desaparecidos. A barragem Sul Inferior integra a mina Gongo Soco. A mesma mina abriga a barragem Sul Superior, que foi colocada em nível máximo de alerta, o que significa risco iminente de rompimento, em fevereiro de 2019.

Segundo a Vale, "a Sul Inferior é uma barragem de contenção de sedimentos, construída em etapa única, considerado um dos métodos construtivos mais seguros. Embora apresentasse estabilidade, a estrutura encontrava-se em nível 1 porque está localizada a jusante da Sul Superior, que se mantém em nível 3".

A empresa disse ainda que "a Sul Inferior é monitorada permanentemente por câmeras de vídeo e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico. Em decorrência das chuvas acima dos limites da normalidade, a Vale reforçou o número de equipes de campo em prontidão para eventuais situações de emergência".

Veja também:

Quarentena e luta por alimentos: como está o epicentro do surto de coronavírus na China:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade