Treinamento estadual alinha protocolos do GIR para atuação no sistema prisional do RS
Plano Anual de Treinamento prevê capacitações contínuas para agentes da Polícia Penal
O Plano Anual de Treinamento do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) teve mais uma etapa executada nesta semana, com a realização de um alinhamento técnico-operacional promovido pelo Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP). As atividades ocorreram nos dias 27 e 28 de janeiro, envolvendo agentes de todas as regiões penitenciárias do Estado.
O treinamento reuniu 30 servidores, entre coordenadores dos GIRs regionais e operacionais especializados em intervenções prisionais. As instruções foram conduzidas por agentes do Grupo de Ações Especiais (Gaes), com foco no aperfeiçoamento de técnicas já consolidadas e na atualização de procedimentos operacionais.
Durante a capacitação, os participantes passaram por atividades teóricas e práticas relacionadas a intervenções em galerias e pátios, além de exercícios de tomada de decisão em cenários de risco. Parte das ações ocorreu no Centro de Treinamento da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, anexo à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires.
Como encerramento, foi realizada uma intervenção nas galerias da Peva, com o objetivo de manter a ordem e a segurança da unidade prisional. A operação mobilizou mais de 50 servidores da Polícia Penal e envolveu cerca de 160 apenados, reforçando a aplicação prática dos protocolos trabalhados durante o treinamento.
Polícia Penal.