Tarcísio pede para que a população de SP economize água: ‘Consciência’
Governador de São Paulo cita investimentos para reforço da segurança hídrica, mas que isso não resolve problema no curto prazo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pediu para que a população de São Paulo economize água em meio ao período de estiagem prolongada e da consequente queda dos níveis de água dos reservatórios que abastecem a capital e o restante da região metropolitana paulista. A declaração foi dada nesta sexta-feira, dia 26, em entrevista à CNN Brasil.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os reservatórios começaram a registrar redução no início de dezembro, mesmo que em meio a episódios pontuais de chuva. Nisso, os principais sistemas seguem operando com um nível abaixo do esperado para o período. “Todos precisam fazer sua parte. É importante que a população utilize com consciência”, defendeu o governador.
Tarcísio cita que há investimentos sendo aplicados no reforço da segurança hídrica de São Paulo, mas também reconhece que isso não resolve problemas no curto prazo em meio ao período de calor intenso. “Há obras em curso, ligação de bacias, mas isso não basta. O que pudermos economizar será importante”, reforçou.
A fala aconteceu após Tarcísio ter liderado uma reunião emergencial com prefeitos de cidades do litoral a respeito das chuvas previstas para a próxima semana. Segundo a Defesa Civil, estão previstas chuvas dentro da normalidade para esse fim de semana, dias 27 e 28. Já para os dias 29 e 30 há riscos de fortes temporais.
