Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SP tem 14 casos confirmados de intoxicação por metanol e 178 em investigação; veja em quais cidades

Governo divulgou novo balanço nesta segunda-feira, 6, além de medidas que estão sendo tomadas para enfrentamento do caso

10 out 2025 - 15h11
(atualizado em 10/10/2025 às 19h13)
Compartilhar
Exibir comentários
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas concede entrevista coletiva atualizando novas ações e dados de casos referente a intoxicação por metanol, após reunião com o gabinete de crise com representantes e associações do setor de bebidas
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas concede entrevista coletiva atualizando novas ações e dados de casos referente a intoxicação por metanol, após reunião com o gabinete de crise com representantes e associações do setor de bebidas
Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA / Estadão

O Estado de São Paulo tem 14 casos confirmados de intoxicação por metanol e 178 em investigação, segundo um novo balanço divulgado no início da tarde desta segunda-feira, 6.

Em relação aos óbitos, duas mortes já foram confirmadas no estado e outras sete ainda estão em investigação. Conforme o balanço, outros 15 casos foram descartados após análise clínica.

Até o momento, 26 municípios do estado registraram os casos confirmados e investigação. São eles:

- Araçatuba;

- Cajuru;

- Carapicuíba;

- Cubatão;

- Diadema;

- Embu das Artes;

- Embu-Guaçu;

- Ferraz de Vasconcelos;

- Guarulhos;

- Itapecerica da Serra;

- Itaquaquecetuba;

- Jacareí;

- Jundiaí;

- Limeira;

- Mauá;

- Osasco;

- Ribeirão Preto;

- Rio Claro;

- Santo André;

- Santos;

- São Bernardo do Campos;

- São José dos Campos;

- São Paulo

- São Vicente

- Taboão da Serra

- Vinhedo

O balanço foi apresentado durante coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes para apresentar as novas ações de enfrentamento dos casos de intoxicação por metanol.

Mais cedo, antes da apresentação, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reuniu o Gabinete de Crise, além de representantes das polícias Civil e Militar e de associações e de empresas do setor de bebidas. Representantes das secretarias de Saúde, Segurança Pública, Justiça e Cidadania, Comunicação, Fazenda e Planejamento e outras pastas participaram da reunião para discutir as novas ações.

"A gente acabou de fazer aqui uma reunião importante com a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas e com a Associação Brasileira de Bebidas. Fizemos uma série de discussões para ver como a gente pode enfrentar esse problema. A gente vai incorporar também a iniciativa privada nessas discussões, nos trabalhos que serão feitos. A gente vai firmar um convênio do Governo do Estado de São Paulo com a Abrab e a ABBD e vai ter algumas ações", informou o governador.

Entre as ações divulgadas, está um programa de combate à falsificação. "Esse programa vai envolver algumas ações, entre elas treinamento. Treinar agentes públicos de fiscalização para que eles tenham mais instrumentos para combater as fraudes nas atividades de fiscalização, treinar os comerciantes e também divulgar as orientações da melhor forma possível ao cidadão", detalhou Tarcísio.

Outra ação que será realizada é a destruição das bebidas que foram apreendidas pelo estado. Na última semana, mais de 7 mil garrafas com suspeitas de falsificação ou adulteração foram apreendidas.

"A gente vai pedir agora autorização judicial para fazer a destruição dos rótulos que foram apreendidos, dos lacres, das tampas, dos selos e das garrafas, para que a gente possa encaminhar isso para a logística reversa, para a reciclagem", disse o governador de São Paulo.

Segunda morte em SP

No último sábado, 4, a Secretaria de Saúde do Estado já havia confirmado a segunda morte por consumo de bebida alcoólica contaminada com metanol.

A pasta não revelou a identidade da vítima, apenas afirmou que o homem tinha 46 anos e era morador da cidade de São Paulo. A primeira vítima foi um homem de 54 anos, também morador da capital paulista.

Balanço em São Paulo

Casos:

- 14 confirmados;

- 178 em investigação.

Óbitos:

- 2 confirmados;

- 7 em investigação.

Descartados:

- 15 casos descartados após análise clínica.

Vigilância:

- 11 estabelecimentos interditados cautelarmente de comércio de bebidas, entre bares, adegas e distribuidoras de bebidas;

- 8 estabelecimentos comerciais tiveram a suspensão preventiva da inscrição estadual (seis distribuidoras e dois bares).

Presos:

- 20 pessoas presas na última semana, entre eles o principal fornecedor de insumos para falsificação de bebidas do estado.

Casos no Brasil

No total, o País tem 225 casos registrados como infecção por metanol, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde na noite do último domingo, 5. São 16 casos confirmados e 209 em investigação. Ao todo, 13 estados notificaram casos: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará.

Em relação ao número de mortes, o Brasil tem 15 casos registrados no total, sendo dois confirmados -- os de São Paulo -- e 13 em investigação.O Ministério da Saúde já iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, utilizado no tratamento de intoxicações por metanol.

No fim de semana, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a compra de 12 mil unidades do medicamento, além de 2,5 mil unidades de fomepizol, outro produto que também é utilizado para tratar os casos.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade