PUBLICIDADE

SP: crianças são resgatadas sozinhas em casa suja, até com feijões brotados no sofá

Situação foi denunciada à Guarda Municipal e mãe foi indiciada por abandono de incapaz

31 jan 2023 - 12h10
(atualizado às 13h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Residência em que crianças estavam tinha até feijão brotando de sofá
Residência em que crianças estavam tinha até feijão brotando de sofá
Foto: Reprodução/EPTV

Três crianças de 3, 7 e 11 anos de idade foram encontradas sozinhas em uma casa suja, sem comida e que tinha até feijões brotados em um sofá em Campinas (SP). Segundo a Guarda Municipal (GM), a situação precária dos menores foi descoberta após denúncia de vizinhos. A mãe foi indiciada por abandono de incapaz. 

A Guarda Municipal informou ao Terra que foi acionada pelos vizinhos da casa, localizada na Rua Líbia, no bairro Vila Vitória. Eles denunciaram que três crianças estavam sozinhas na residência por mais de 24 horas, sendo elas um menino de 11 anos e duas meninas, de 3 e 7 anos.

Segundo o relato das testemunhas, a mãe teria saído no sábado, 28, de manhã. No domingo, 29, à noite, os vizinhos entraram na casa, alimentaram os menores e chamaram a GM.

A equipe entrou na casa e constatou que o imóvel estava em situação precária, com bastante sujeira e sem luzes. A mãe dos menores chegou ao local depois e foi conduzida à delegacia. As crianças ficaram sob os cuidados da avó.

"É um local de fato bem inabitável, uma residência descuidada. As crianças estavam famintas, desde o dia anterior sem a presença de um adulto que pudesse alimentá-las. E a residência, em condições precárias", afirmou a comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, em entrevista ao Bom Dia Cidade Campinas, telejornal da EPTV, afiliada da Rede Globo na região. 

Em nota enviada ao Terra, a Polícia Civil informou que investiga o caso e que o conselho tutelar foi acionado. Segundo a corporação, a avó negou ter conhecimento da situação. O caso foi registrado como abandono de incapaz na 2° Delegacia Seccional de Campinas, sendo a área dos fatos o 9° DP da cidade.

Imóvel estava cheio de lixo
Imóvel estava cheio de lixo
Foto: Reprodução/EPTV

"Situação deprimente", diz vizinho

Um vizinho que ajudou no resgate afirmou à EPTV que a residência em que as crianças estavam tinha forte odor de fezes e urina. Segundo ele, um inquilino de uma das casas do terreno onde fica o imóvel começou a achar estranho que elas sempre estavam pedindo comida. 

No domingo, eles adentraram na casa para entender a situação e encontraram as crianças sozinhas e em meio a sujeira.

"Eu acho que eles estavam com fome e com medo, e comendo tudo que tinha pela frente. Tanto que tinha uns feijão em cima de um sofá velho que até cresceram. Então aquilo não vai crescer do dia para noite, quer dizer que elas já estavam nessa situação há mais tempo. O que eu vi lá foi uma situação deprimente, lamentável, não sei como o ser humano pode deixar uma crianças viver em uma situação daquela", lamentou o vizinho. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade