SP: Campinas tem novo caso suspeito de meningite
A Vigilância de Saúde de Campinas, a 83 km de São Paulo, informou nesta terça-feira que mais um caso de suspeita de meningite em uma localidade do município foi notificado. A possível vítima da doença é um menino de 1 ano e 10 meses, que está internado desde segunda-feira.
A criança apresenta rigidez na nuca e manchas vermelhas pelo corpo. Ele é morador de uma comunidade na região leste da cidade, onde há dois casos confirmados de meningite C: um homem de 27 anos, que foi curado, e uma criança de 2 anos. A prefeitura também informou que a criança permanece internada.
Outro caso de suspeita de meningite, de uma menina de 2 anos que morreu no dia 28 de outubro, está sendo investigado. Somente neste ano, Campinas teve 31 casos de meningite confirmados, sendo 61% tipo C e com 11 óbitos. Além dos casos registrados nesta semana, as demais vítimas não tinham vínculos. Em 2010, no mesmo período, de janeiro a outubro, foram 49 casos e, no ano todo, 54, com 15 óbitos.
A meningite
A meningite é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas como meninges. Ela pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos, e pode causar a morte devido à proximidade da inflamação com órgãos importantes do sistema nervoso central. Por isso, é classificada como uma emergência médica.
Os sintomas mais comuns de meningite são dor de cabeça e rigidez da nuca associados à febre, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia). A presença de uma erupção cutânea pode indicar um caso particular de meningite, a causada por bactérias do tipo meningococos.