Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Secretária diz que reserva de água em São Paulo preocupa, mas afasta racionamento de imediato

Em entrevista à 'Rádio Eldorado', secretária pede que população economize água; onda de calor elevou consumo em 60%

29 dez 2025 - 11h27
Compartilhar
Exibir comentários

A secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Natalia Resende, afirmou que a situação dos reservatórios de água da região metropolitana da capital preocupa. Apesar disso, afastou a possibilidade imediata de racionamento do abastecimento. A declaração foi feita nesta segunda-feira, 29, em entrevista à Rádio Eldorado.

"Estamos na faixa 3, na qual há uma gestão de demanda noturna. É aquela diminuição da pressão principalmente durante o período noturno — 10 horas entre 19h e 5h — de forma a reduzir o consumo. Mas estamos longe ainda do rodízio, que é a faixa 7 — a última faixa", afirmou.

O Sistema Cantareira em outubro de 2025.
O Sistema Cantareira em outubro de 2025.
Foto: Reprodução/TV Globo / Estadão

O Sistema Integrado Metropolitano, que abrange sete mananciais e abastece a Grande São Paulo, opera com 26,2% de sua capacidade de armazenamento. É o menor nível dos últimos dez dias.

Dois dos principais reservatórios do Estado, o Alto Tietê e o Cantareira, registram volumes próximos de 20%. Além da escassez de chuva nas áreas dos reservatórios, a situação foi agravada pela onda de calor recorde que atinge São Paulo.

"Temos essa preocupação por conta das altas temperaturas e baixas chuvas. Mas, por causa das 10h de diminuição da pressão, economizamos 57 bilhões de litros de água. São 10 milhões de pessoas abastecidas durante um mês só por conta dessa economia", afirmou Natália.

A secretária disse que as chuvas estão abaixo da média em um cenário no qual o consumo teve alta de 60%. "A temperatura estava muito alta, o consumo aumentou. Nesse contexto, quem sofre mais é quem está em lugares mais altos e quem não tem caixa d'água."

Natália pediu que a população economize água: "É importante a gente se unir, porque de fato está chovendo menos e as temperaturas estão ficando acima da média".

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Tecnologia do Estado de São Paulo na gestão do governador Tarcísio de Freitas, Natália Resende, em abril de 2025.
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Tecnologia do Estado de São Paulo na gestão do governador Tarcísio de Freitas, Natália Resende, em abril de 2025.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

A secretária ainda apontou que o Governo e a Sabesp têm fornecido caminhões-pipa. Na semana passada, foram 150 em várias regiões do Estado. Também têm doado e instalado caixas d'água para pessoas de baixa renda — é necessário solicitar pelos canais de atendimento da empresa.

Natália destacou ainda investimentos da Sabesp para combater as perdas de água e para substituir redes antigas. "A nossa rede é velha. Tem locais na capital em que ela chega a 70 anos. Fizemos todo um planejamento no novo contrato da Sabesp para poder atacar a fonte, para poder reduzir perdas de água. Em um ano do novo contrato, foram investidos 151% a mais do que antes."

Dicas para o uso consciente da água

  • tome banhos mais rápidos: banhos de 5 minutos podem economizar até 9 mil litros por mês. Um banho de 15 minutos pode gastar até 150 litros de água;
  • evite desperdícios e o uso para fins não essenciais, como encher piscinas ou lavar calçadas e carros
  • priorize o uso da água para alimentação e higiene pessoal.
  • mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa a louça da cozinha e abra apenas no momento de fazer o enxágue;
  • junte o máximo de roupa suja antes de ligar a máquina de lavar roupas. A água descartada no final da lavagem pode ser usada em outras atividades, como lavar calçadas ou varandas.
  • opte sempre por vassoura no lugar das mangueiras para limpar a calçada, o quintal e outras áreas da casa. Se precisar lavar o carro, use o balde, ao invés da mangueira.
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade