PUBLICIDADE

São Paulo terá debate sobre condição da mulher no cinema

Evento faz parte da programação do 2º Italian Film Fest

20 set 2018 - 15h24
(atualizado em 21/9/2018 às 17h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Sob os ecos do movimento #MeToo e das campanhas por representação igualitária de gênero, a 2ª edição do Italian Film Fest promoverá um debate em São Paulo sobre a condição feminina no cinema. As cineastas Fernanda Pessoa e Tatiana Lohmann irão discutir, em um evento aberto ao público, a figura da mulher no cinema contemporâneo, analisando os desafios encontrados diante e atrás das câmeras.

São Paulo terá debate sobre condição da mulher no cinema
São Paulo terá debate sobre condição da mulher no cinema
Foto: iStock

De acordo com um levantamento de dados, de todos os filmes brasileiros registrados na Agência Nacional do Cinema (Ancine) entre 2009 a 2016 e lançados comercialmente em salas de exibição, menos de 17% foram dirigidos por mulheres. Preconceitos, diferenças salariais, assédios ou abusos sexuais, dificuldades de carreira estão na pauta do encontro, assim como a maneira como as mulheres são retratadas e assumem papeis e personagens no cinema.

Ouça o podcast Terra Entretenimento: 

Fernanda Pessoa é a diretora do longa Histórias que Nosso Cinema (não) Contava. A obra propõe uma releitura histórica da ditadura militar no Brasil e da sociedade à época, através de uma montagem com trechos de filmes da "pornochanchada" dos anos 70. Já Tatiana Lohmann assina longas como SLAM: Voz de Levante e Solidão e Fé. O primeiro é um documentário feito junto com Roberta Estrela D'Alva e que retrata as batalhas de poesia performáticas (Poetry Slam) ocorridas em periferias. O segundo fala sobre o universo masculino dos rodeios nacionais: Rio Verde, Novo Horizonte e Barretos. O debate do Italian Film Fest ocorrerá às 18h30, no dia 27 de setembro, na sede do Unibes Cultural, na Rua Oscar Freire, e será mediado pela jornalista Beatriz Farrugia, da agência italiana de notícias ANSA. A entrada é gratuita.

O evento faz parte da programação do 2º Italian Film Fest, festival de cinema italiano que ocorre entre os dias 24 e 30 de setembro, com sessões de filmes e workshop. Confira a programação completa no site

Serviço 

2º Italian Film Festival

Local: Unibes Cultural, Rua Oscar Freire, 2.500 - São Paulo

Data: de 24 a 30 de setembro 

Veja também:

Oprah faz forte e emocionante discurso no Globo de Ouro:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade