São Paulo registra chuvas isoladas; cidade teve estado de atenção para alagamentos
Corpo de Bombeiros relatou quedas de árvores e socorro a uma vítima de afogamento; ponto de alagamento na linha 12-Safira da CPTM impediu circulação de trens, mas operação já foi normalizada
A cidade de São Paulo registra apenas chuvas isoladas de fraca intensidade e curta duração na Zona Norte no início da noite desta quarta-feira, 28, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Há também chuvas de forte intensidade em Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato, Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.
Durante a tarde, por conta da chuva, o CGE chegou a colocar as Zonas Sudeste e Sul da capital em estado de atenção para alagamentos, chamado que foi encerrado às 15h42. A Zona Leste também teve emitido estado de atenção, encerrado às 16h36.
Também foi emitido estado de alerta para transbordamentos nas Subprefeituras de Itaim Paulista e São Miguel: do Água Vermelha, na Av. Marechal Tito, altura do número 2924; e do Córrego Três Pontes, também Av. Marechal Tito, altura do número 7557 - mas os chamados foram encerrados às 16h36.
Um ponto de alagamento na linha 12-Safira da CPTM impediu a circulação de trens entre as estações Jardim Romano e Engenheiro Manoel Feio, mas a operação já foi normalizada.
De acordo com o CGE, o calor e a entrada da brisa marítima formaram áreas de chuva forte e isolada na cidade - imagens do radar meteorológico mostravam chuva lenta e com forte intensidade em bairros como São Miguel Paulista, Itaquera, Guaianases e Cidade Tiradentes.
O órgão advertiu sobre o potencial para rajadas de vento, alagamentos e transbordamentos.
O Corpo de Bombeiros relatou 15 ocorrências relacionadas às chuvas na região metropolitana de São Paulo entre as 14h30 e 15h50, sendo quatro chamadas para quedas de árvores (no bairro do Grajaú na capital e em Mogi das Cruzes) e dez chamadas para enchentes, em Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e na Zona Leste.
O Corpo de Bombeiros também relatou ter atuado no socorro de vítima de afogamento na Av. Garcia de Ávila, na Cidade Ademar, na Zona Sul. A vítima teria sido arrastada para debaixo de um veículo pela enxurrada, retirada por pessoas na rua e socorrida pelos bombeiros à uma unidade de pronto atendimento.