Professora chora após incêndio destruir prédio de pesquisas na UFPE; assista
Incêndio aconteceu na noite de quarta-feira, 7, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); caso segue em investigação
Ao comentar sobre o incêndio que atingiu a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a professora Melissa Leandro Celestino, do curso de educação física na instituição, não conseguiu conter a emoção. O incêndio atingiu o prédio de pesquisas, impactando diretamente diversos projetos. Segundo estimativa do reitor da UFPE, Alfredo Gomes, o incidente ausou um prejuízo de cerca de R$ 100 milhões em equipamentos.
“São muitos equipamentos, muitos projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. No nosso caso, a gente era do departamento de educação física, então a gente fazia avaliações voltadas a performance humana, comportamento metor, a biomecânica especificamente", começou explicando, em entrevista à TV Globo nesta quinta-feira, 8.
"Então a gente tinha ali câmeras de análise tridimensional, de movimento corporal, mais voltada para a performance humana, comportamento motor, no esporte, saúde atividade física, TDAH [Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade], autismo e se perdeu tudo”, complementou a professora, se emocionando.
"Mas vai dar tudo certo, a gente vai se reerguer", finalizou.
Assista:
O caso é o terceiro incêndio registrado em instalações da UFPE em apenas uma semana. Em 30 de setembro, um laboratório do Departamento de Física foi atingido por um incêndio. Não houve feridos. Já no domingo, 5, outro incêndio foi registrado no laboratório de Citogenética e Evolução Vegetal, no Centro de Biociências. Também não houve vítimas.
O que aconteceu?
Um incêndio de grandes proporções atingiu, na noite desta quarta-feira, 7, o prédio da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, no Recife. As causas do fogo ainda não foram esclarecidas.
O deputado federal eleito Jones Manoel (PSOL-PE) afirmou, em publicação nas redes sociais, que recebeu imagens e relatos sobre o incêndio e defendeu uma investigação diante da possibilidade de o fogo ter origem criminosa. Segundo ele, seriam solicitadas à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal apurações sobre o caso.
"É um absurdo e uma tristeza imensa o que está acontecendo na UFPE nesse exato momento. Recebemos imagens e relatos de um incêndio na Diretoria de Inovação da UFPE (DINE), área ligada à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia da Universidade", escreveu.
Jones também afirmou ter recebido relatos de que estudantes teriam sido alvo de mensagens com ameaças contra setores da universidade horas antes do incêndio.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.