Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pane fecha aeroportos de Guarulhos e Congonhas por mais de 1 hora; voos começam a ser retomados

Segundo informações preliminares, um incêndio teria ocorrido no centro regional de controle do espaço aéreo sudeste; Força Aérea Brasileira (FAB) apura

9 abr 2026 - 10h23
(atualizado às 12h37)
Compartilhar
Pane fecha aeroportos de São Paulo por mais de uma hora; voos são retomados:

Uma pane técnica no centro de controle do espaço aéreo de São Paulo paralisou a operação no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, e também do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Os voos ficaram suspensos por mais de uma hora. Em Congonhas, a operação começou a ser retomada por volta das 10h09. Já em Cumbica, a operação foi retomada parcialmente por volta das 10h24.

A Força Aérea Brasileira (FAB) disse que está apurando o que aconteceu. Está em contato com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Segundo informações preliminares, um incêndio teria ocorrido no centro regional de controle do espaço aéreo sudeste.

Congonhas e Cumbica estão entre os cinco maiores aeroportos do País. Congonhas recebe 70 mil passageiros por dia. A operação ocorre a cada um minuto e meio no local.

Atrasos e cancelamentos:

  • Congonhas: 37 voos com embarque até as 13h30 atrasados;
  • Guarulhos: ainda não há informações
Voos Suspensos em Congonhas - Pista parada
Voos Suspensos em Congonhas - Pista parada
Foto: Reprodução/TV Globo / Estadão

Voos com destino a São Paulo tiveram que retornar para os destinos de origem. A pista do aeroporto de Congonhas ficou vazia na manhã desta quinta, 9.

Em nota, a Aena, responsável por Congonhas, disse que os motivos do ocorrido estão sendo apurados pela Força Aérea Brasileira, responsável pelo controle de tráfego aéreo no país.

"Neste momento, o Aeroporto de Congonhas opera normalmente. Das 8h58 às 10h09 da manhã desta quinta-feira, operações de pousos e decolagens foram suspensas em toda a Terminal São Paulo devido a uma pane técnica no Centro de Controle do Espaço Aéreo. A concessionária está tomando todas as medidas para mitigar os impactos em Congonhas."

Leia mais:

A Aena recomenda que todos os passageiros com voos marcados para esta quinta-feira entrem em contato com as companhias aéreas para confirmar a situação.

Questionada, a GRU Airport informou que os pousos e decolagens ficaram suspensos por conta de uma interrupção geral no controle de tráfego aéreo na região de São Paulo (TMA-SP) e não tem relação com nenhuma ocorrência neste aeroporto. A operação retornou parcialmente às 10h24.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra