Onda de calor coloca SP em alerta para baixa umidade; Sul do País pode ter granizo e ventania
Massa de ar quente atua sobre o território paulista entre sexta-feira, 28, e segunda-feira, 31
O Sul do Brasil está sob alerta do Inmet para fortes tempestades, com ventos de até 100 km/h, risco de granizo e chuva volumosa. Em contraste, o Sudeste e o Centro-Oeste enfrentam uma onda de calor e ar seco. Em São Paulo, as temperaturas podem chegar a 40 °C com umidade abaixo de 12% até segunda-feira, gerando alerta da Defesa Civil. Já o Centro-Oeste registra perigo potencial para baixa umidade e vendavais em Mato Grosso do Sul.
Uma forte chuva, com risco de granizo, rajadas intensas de vento e elevado volume de água, deve atingir o Sul do País nesta sexta-feira, 28. No Sudeste e no Centro-Oeste, a previsão indica onda de calor e baixos índices de umidade do ar.
No Sul, a atuação do cavado - região alongada de baixa pressão - pode contribuir para queda de granizo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, incluindo capitais, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Chove com trovoadas no oeste, sudoeste, centro e sul do Paraná, em Santa Catarina e no centro-norte do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, ocorrem chuvas isoladas.
Com isso, o instituto emitiu um alerta laranja de perigo para tempestades com chuva entre 50 e 100 mm/dia e rajadas de ventos intensos de até 100 km/h para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudoeste do Paraná até o final desta sexta-feira.
Na mesma região, um alerta amarelo de perigo potencial para tempestades deve permanecer até o final do dia, com chuva de até 50 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h, exceto para o extremo norte do Paraná.
Onda de calor no Sudeste e Centro-Oeste do Brasil
No Sudeste, o Inmet informou que há alerta amarelo de perigo potencial para baixa umidade do ar durante a tarde no Centro-Oeste e Norte de Minas Gerais e no Oeste de São Paulo.
Já a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para uma onda de calor provocada pela atuação de uma massa de ar quente sobre o território paulista, entre sexta-feira, 28, e segunda-feira, 31.
As regiões norte e nordeste do Estado de São Paulo devem ser as mais críticas - a temperatura pode se aproximar dos 40 °C e a umidade relativa do ar atingir valores inferiores a 12% nos períodos mais quentes do dia, como as tardes, informou a Defesa Civil.
Segundo o órgão, nas outras regiões do Estado paulista, as temperaturas devem variar entre 30°C e 35°C, com índices de umidade próximos ou até mesmo abaixo dos 20%.
Além disso, a combinação entre calor intenso, baixa umidade e persistência de tempo seco pode provocar uma forte sensação de calor, aumentar o desconforto térmico e intensificar o ressecamento do ambiente.
Para a região Centro-Oeste do Brasil, o Inmet afirma que ela está sob alerta amarelo, de perigo potencial, para baixa umidade do ar na tarde desta sexta-feira, 28, com exceção do noroeste de Mato Grosso.
Também há alerta amarelo para vendavais nesta sexta-feira no oeste, centro e sul de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.