Novo aeroporto internacional de SP: o que tem para conhecer na região da 'Orlando brasileira'
Olímpia, a 430 km da capital, é famosa por parques aquáticos termais. Cidade recebe 4,8 milhões de visitantes por ano
Conhecida como a 'Orlando brasileira', em referência ao destino turístico na Flórida (EUA), a cidade de Olímpia, famosa por seus parques aquáticos termais, deve ganhar em dois anos um aeroporto internacional - o terceiro do Estado de São Paulo, que tem outros em Guarulhos (Cumbica) e Campinas (Viracopos).
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) diz que aguarda apenas a disponibilização orçamentária para dar início à licitação e escolha da empresa responsável. De acordo com a prefeitura, as obras devem começar ainda este ano com prazo de dois anos para conclusão.
O terminal já tem existência formal, com registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) desde 21 de março. Os Correios também já definiram o CEP do futuro aeroporto, na Estrada Municipal OLP 382, bairro Aeroporto.
A 430 quilômetros de São Paulo, Olímpia fica numa localização estratégica - entre São José do Rio Preto e Ribeirão Preto e perto do Triângulo Mineiro -, e recebe 4,8 milhões de turistas por ano. Já tem mais de 34 mil leitos de hospedagem, e os planos são de chegar a 40 mil até 2027.
Vale dos Dinossauros e parques aquáticos
A principal atração turística são os parques aquáticos: Thermas dos Laranjais e Hot Beach estão entre os mais famosos do País, mas existem outros mais simples e baratos. Também há resorts, alguns deles ligados aos parques aquáticos, que oferecem hospedagens com conforto e serviços exclusivos.
Tem ainda o Vale dos Dinossauros, um parque temático seco cheio de réplicas dos gigantes animais pré-históricos, local para visitar especialmente com crianças. O município oferece ainda diversos pesqueiros e abriga um museu que reúne cerca de 10 mil objetos que contam a história da cidade e da região.
Recentemente Olímpia recebeu classificação "A" no Mapa do Turismo Brasileiro.
Onde ficará o aeroporto?
O aeroporto será construído em um terreno de 200 hectares comprado pela prefeitura, a 20 quilômetros da área urbana, com acessos pela Rodovia Assis Chateaubriand, pela Estrada Municipal Diógenes Breda Filho e pela Vicinal Natal Breda.
Com pista de 2,1 mil metros de extensão por 45 metros de largura, irá atender cerca de 1 milhão de passageiros por ano. Há possibilidade de expansão da pista para até 2,5 mil metros.
O terminal será dimensionado para receber também grandes aeronaves de carga, a exemplo de Viracopos. O pátio de aeronaves terá extensão de 200 metros para taxiar, simultaneamente, até seis aeronaves tipo Boeing ou Airbus.
Em outubro de 2024, uma portaria publicada no Diário Oficial pelo Ministério de Portos e Aeroportos federalizou o espaço, transferindo para a Infraero a responsabilidade pela implementação, gestão, operação e exploração do terminal.
Segundo a prefeitura, há uma verba inicial de R$ 500 milhões, vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, para a construção. Espera-se que o novo terminal receba voos internacionais de países da América do Sul.
"Em uma segunda fase, pretendemos transformar o aeroporto em ferramenta para escoar a produção da região, beneficiando 200 municípios próximos, de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul", disse ao Estadão o prefeito Geninho Zuliani (União Brasil).
Segundo a Infraero, haverá impacto direto na economia de 37 cidades, com total aproximado em 1 milhão de pessoas.
Críticas ao projeto
Para Raul Marinho, diretor técnico da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag), a pista deveria ser maior do que o inicialmente projetado para atender à demanda internacional. "(No tamanho previsto) Seria um aeroporto adequado para aeronaves do tipo Airbus 320, até um 321, o Boeing 737 Max 8, eventualmente até o 9, que são aeronaves mais utilizadas em operações domésticas", afirma.
Ainda segundo ele, a distância da capital impede que o terminal de Olímpia seja uma alternativa ao de Cumbica. "Viracopos é muito mais perto de São Paulo e está ocioso. O Triângulo Mineiro tem bons aeroportos para atender aquela região. E Ribeirão Preto também tem planos de ter um aeroporto internacional."
