PUBLICIDADE

Nível do Cantareira se mantém o mesmo pelo 3º dia seguido

27 jan 2015 - 11h20
Compartilhar
Exibir comentários

A chuva que caiu em São Paulo nos últimos dias conseguiu manter o Sistema Cantareira no mesmo nível pela terceira medição seguida. Segundo a Sabesp, desde domingo as represas do reservatório operam com 5,1% de sua capacidade, já contabilizando a segunda cota do volume morto. Nesta segunda, a região do Cantareira registrou 21 milímetros de chuva, em um acumulado de 134,2 milímetros no mês. A média histórica para janeiro é de 271,1 milímetros.

<p>Foto mostra baixo nível da água no Sistema Cantareira, principal manancial da região metropolitana</p>
Foto mostra baixo nível da água no Sistema Cantareira, principal manancial da região metropolitana
Foto: Isadora de Barros / vc repórter

A chuva provocou aumento no nível do Sistema Guarapiranga, que passou de 43,7% para 46%., no Alto Tietê ( de 10,3% para 10,4%) e Rio Grande (de 74% para 74,1%). Já os sistemas Alto Cotia  e Rio Claro registraram quedas, passando – respectivamente – de 28,5% para 28,4% e de 27,4% para 27,1%.

Redução de pressão

Nesta segunda-feira, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) começou a divulgar os horários e locais em que ocorre redução na pressão da água na rede. A restrição do fornecimento acontece todos os dias, quase sempre a partir das 13h, e chega a durar até 18 horas. 

Para que a redução cause o "menor transtorno na rotina", a Sabesp sugere que o consumidor "tenha no imóvel reservação de água adequada ao consumo dos usuários por 24 horas e verifique se as instalações internas estão ligadas à caixa d’água e não diretamente à rede da rua”.

Calculadora dos Sonhos

Outra ferramenta disponibilizada para o controle da falta d'água dos paulistas é a página da internet Calculadora dos Sonhos. No site, o consumidor pode selecionar qualquer região de qualquer município da Grande São Paulo para descobrir o horário em que ela sofre redução de pressão. No Centro, ocorre das 13h às 6h30. Em Itaquera, das 15h às 7h. No Jaguaré, das 13h às 3h. Em Moema, das 13h às 5h30. Em Santo Amaro, das 17h às 7h.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade