PUBLICIDADE

MP vai investigar morte de idoso sem atendimento do Samu no RS

Homem passou mal em parada de ônibus, mas o Samu não deslocou viatura para atendimento em Porto Alegre

21 ago 2013 - 15h42
(atualizado às 15h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Eduardo de Lima Veiga, afirmou nesta quarta-feira que o Ministério Público (MP) do Estado vai investigar a morte do jardineiro e segurança Orlando Francisco Rodrigues da Silva, 70 anos. Na manhã da última terça-feira, ele aguardou vários minutos por socorro em uma parada de ônibus no centro de Porto Alegre após passar mal, mas não recebeu atendimento médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ele acabou levado para o hospital numa viatura da Polícia Militar, só que não resistiu e morreu após uma parada cardiorrespiratória. A alegação do Samu é que não havia ambulância disponível, o que é rechaçado pela secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, "o médico regulador (que atende aos chamados) não seguiu o atendimento padrão de passar orientação ao paciente. O médico foi afastado e está sendo aberto um inquérito administrativo para apurar sua conduta". 

Em entrevista coletiva à imprensa nesta quarta-feira, o secretário da Saúde da capital gaúcha, Carlos Casartelli, afirmou que aguarda a planilha de três ambulâncias da Samu para saber se os 15 veículos de socorro estavam ocupados na manhã de terça em Porto Alegre.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade