Motorista de app é denunciado por tentativa de homicídio após dirigir na contramão na Ponte Rio-Niterói
Ministério Público pede suspensão da CNH, exclusão de plataformas e indenização às vítimas de acidente causado por manobra imprudente
Motorista de aplicativo é denunciado por dupla tentativa de homicídio qualificado ao dirigir na contramão na Ponte Rio-Niterói, causando acidente grave; MP pede suspensão da CNH, exclusão de plataformas e indenização às vítimas.
O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou o motorista de aplicativo Wesley da Silva Floriano, de 43 anos, por dupla tentativa de homicídio qualificado após ele dirigir na contramão da Ponte Rio-Niterói e provocar um grave acidente envolvendo uma motocicleta. O caso aconteceu em fevereiro de 2023, por volta das 22h, e deixou duas pessoas feridas.
Segundo a denúncia, Wesley havia iniciado uma corrida solicitada por uma passageira no bairro de Vila Valqueire, na Zona Norte do Rio, com destino à Lapa, região central da cidade. No trajeto, no entanto, o condutor errou a saída e acabou acessando a Ponte Rio-Niterói, sentido Niterói. Diante do engarrafamento, e sem querer esperar o retorno, ele decidiu voltar pela pista contrária. A informação foi veiculada pelo jornal local Cidade de Niterói.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Imagens do sistema de monitoramento da concessionária que administra a ponte registraram o carro trafegando pela contramão e por pouco não colidindo com diversos veículos. Apesar de alguns motoristas conseguirem desviar, uma motocicleta foi atingida de frente.
O policial civil Jandyr Gonçalves Vieira e sua namorada, a médica Luciana Damas Fernandes, foram arremessados ao chão. Jandyr sofreu lesões na cabeça e nas costas, além de fortes vertigens que se estenderam por cerca de seis meses. Luciana teve os ligamentos do joelho rompidos, uma fratura no dedo da mão e escoriações pelo corpo. Durante seis meses, ela precisou usar muletas e não conseguia apoiar o pé no chão.
Em depoimento, Wesley afirmou que o GPS do celular travou e que, ao perceber o erro de rota, achou ser possível retornar usando a pista contrária. Ele alegou ter ligado o pisca-alerta antes de iniciar a manobra.
Para o Ministério Público, no entanto, a atitude do motorista foi motivada por "razão torpe", demonstrou "crueldade" e impossibilitou qualquer chance de reação das vítimas, o que justificaria o enquadramento por tentativa de homicídio qualificado.
Além da denúncia criminal, o MP pediu a suspensão imediata da carteira de habilitação do acusado, sua exclusão definitiva de qualquer plataforma de transporte por aplicativo e o pagamento de indenização mínima de R$ 10 mil para cada uma das vítimas, por danos morais e materiais.