Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Furtos na cidade de SP sobem 9% em setembro; no Estado alta foi de 3%

Secretaria da Segurança Pública afirmou segue 'ampliando as estratégias de combate a todas as modalidades de crimes na capital, com investimentos em inteligência policial, tecnologia e inovação'

31 out 2025 - 20h12
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de São Paulo teve alta de 9,3% nos furtos em setembro deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 31, pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP).

  • Foram 22.171 casos registrados no período, ante 20.292 no mesmo mês de 2024

Em nota, a SSP diz que segue "ampliando as estratégias de combate a todas as modalidades de crimes na capital, com investimentos em inteligência policial, tecnologia e inovação para fortalecer o trabalho das forças de segurança" (leia mais abaixo).

Os roubos caíram 4,3% no mês passado na capital. Foram 7.966 (358 a menos que no ano passado). Os latrocínios também recuaram: de seis para duas ocorrências. O número de estupros caiu 8,2%: de 279 ocorrências para 256.

Já os homicídios passaram de 49 em setembro de 2024 para 52 casos neste ano.

Viatura da Polícia Militar de São Paulo na Vila Clementino, zona sul da capital paulista.
Viatura da Polícia Militar de São Paulo na Vila Clementino, zona sul da capital paulista.
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

Números na capital paulista

  • Furtos: tiveram alta de 9,3% em setembro, com 22.171 casos
  • Roubos: tiveram queda de 4,3% em setembro, com 7.966 casos
  • Estupros: tiveram queda de 8,2% em setembro, com 256 casos
  • Latrocínios: tiveram queda de 67% em setembro, com 2 vítimas
  • Homicídios: tiveram alta de 6,1% em setembro, com 52 vítimas

Indicadores no Estado

Quando se considera todo o Estado, também houve alta de furtos: 47.282, crescimento de 3% em relação a setembro de 2024. Os latrocínios (-40%), homicídios (-22%) e roubos (-10%) recuaram.

  • Furtos: tiveram alta de 3% em setembro, com 47.282 casos
  • Roubos: tiveram queda de 10% em setembro, com 12.766 casos
  • Latrocínios: tiveram queda de 40% em setembro, com 9 vítimas
  • Homicídios: tiveram queda de 22% em setembro, com 197 vítimas
  • Estupros: tiveram queda de 2% em setembro, com 1.311 casos

A SSP destaca que, de janeiro a setembro deste ano, as ações conjuntas levaram a uma redução de 12,18% nos roubos em geral, enquanto os roubos de veículos recuaram 15,83% e os furtos de veículos diminuíram 6,95%. "Esses índices são os menores números de roubos em geral e de veículos dos últimos 25 anos na cidade de São Paulo. No mesmo período, as forças policiais prenderam e apreenderam 35.765 infratores, um aumento de 9,3% em relação ao ano anterior."

Além disso, a SSP diz que 2.546 armas de fogo foram retiradas das ruas e 14.091 veículos foram recuperados. "Tanto no comparativo mensal quanto no acumulado do ano, os furtos de veículos também apresentaram o menor índice em três anos. No acumulado de nove meses, passaram de 31.805 para 29.595 registros, queda de 6,95%."

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade