Forte chuva em SP provoca transbordamento de córregos e alagamento em linha da CPTM
Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos, mas aviso terminou às 19h
A forte chuva que atingiu São Paulo provocou transbordamento de córregos na zona leste e alagamento na Linha 12 - Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Por conta do temporal, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos nesta quarta-feira, 16.
A Subprefeitura do Itaim Paulista entrou em estado de alerta após o transbordamento do Córrego Três Pontes e Córrego Itaim, ambos na Avenida Marechal Tito.
Tanto o estado de atenção como o estado de alerta terminaram às 19h.
- O alagamento registrado na Linha 12 - Safira da CPTM fez com quem trens circulassem com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Engenheiro Manoel Feio e Jardim Romano;
- A Linha 11 - Coral também registrou velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Suzano e Estudantes, por problema técnico no sistema de energia;
- E a Linha 10 - Turquesa teve velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda devido a problemas técnicos nos equipamentos de via.
A cidade chegou a registrar dois pontos de alagamentos intransitáveis que já foram normalizados, no Túnel João Paulo II e na Avenida Santo Amaro. Às 23h, havia dois pontos ainda intransitáveis: no Complexo Viário Tribunal de Justiça, sentido Ibirapuera/Marginal; e na Av. Jules Rimet, em ambos os sentidos.
A Defesa Civil de São Paulo disparou nesta tarde alerta severo para tempestades na capital. O aviso, enviado aos celulares via sistema cell broadcast por volta das 17h, informa a previsão de chuva forte nas regiões oeste, leste, centro e parte da sul.
Mais cedo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu comunicado às distribuidoras de energia elétrica que atuam nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, determinando o reforço nos planos de contingência para garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica.
O Aeroporto de Guarulhos afirmou que alguns pousos e decolagens foram suspensos momentaneamente por conta das fortes chuvas na noite desta terça-feira, mas que as operações já foram normalizadas. O Aeroporto de Congonhas informou que não registrou impacto até o momento por conta das condições climáticas.
O CGE tem recomendações para a população em meio à possibilidade de alagamentos.
- Evite transitar em ruas alagadas;
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.
Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, é possível ligar para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no número 156, ou entrar no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Outros telefones úteis: 199, da Defesa Civil; 192, do Samu; 156, para reclamações e dúvidas sobre assuntos relacionados à cidade de SP.