Com nevoeiro, SC se prepara para chuva, mar agitado e possível neve
Totais acumulados de chuva entre domingo e segunda-feira podem passar dos 70 milímetros
Um nevoeiro intenso cobriu a região metropolitana de Florianópolis (SC) no início da manhã deste domingo. A previsão do tempo indica um início de semana com chuva, mar agitado e possibilidade de neve no Sul do País. A região central e as principais praias da cidade foram cobertas pela névoa. O Morro da Cruz, um dos pontos mais altos da capital catarinense, praticamente “desapareceu” pela manhã. Apesar da intensidade do nevoeiro, não foram registrados atrasos nos voos programados para o Aeroporto Internacional Hercílio Luz.
Para o decorrer do domingo, a previsão indica a presença de muitas nuvens e mar agitado na cidade. Na Armação do Pântano do Sul, a água já havia lançado galhos e pedras no calçadão construído após as fortes ressacas de 2010. As ondas podem chegar aos dois metros nos próximos dias. O alerta da Defesa Civil de Santa Catarina é para as chuvas que devem atingir a região oeste e o sul do Estado ainda neste domingo.
De acordo com a previsão do Centro de Recursos Ambientais (Ciram), os totais acumulados de chuva entre o domingo e a segunda podem passar dos 70 milímetros. “A persistência e o excesso de chuva mantém condições de alagamentos e deslizamentos para algumas localidades”, afirmou a meteorologista Marilene de LIma.
Para a segunda-feira, existe a possibilidade de uma nova ocorrência de neve na região serrana. Uma nova massa de ar frio leva a temperatura para abaixo de 1°C o que, aliado com a umidade, aumenta as chances de mais um registro do fenômeno neste inverno. “Na terça-feira, a instabilidade diminui, com aberturas de sol e temperaturas baixas devido a uma massa de ar seco e frio, com características polares, que avança pela Argentina, Uruguai e Sul do Brasil”, afirmou Lima, em nota.