PUBLICIDADE

Cobradora é atingida por pedrada em greve de ônibus no Rio

Cinco pessoas foram detidas durante piquete de rodoviários; capital fluminense enfrenta diversos problemas devido à paralisação

8 mai 2014 - 12h23
(atualizado às 15h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Ônibus foram depredados em diversas garagens do Rio de Janeiro
Ônibus foram depredados em diversas garagens do Rio de Janeiro
Foto: Rio Ônibus / Divulgação

Uma cobradora de ônibus da Viação Acari foi atingida por uma pedra na cabeça durante a greve de motoristas e cobradores de ônibus do Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira. A cobradora ferida já recebeu atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Hermes e foi liberada.

Os pontos de ônibus permanecem lotados, piquetes foram montados em diversos pontos da cidade e muitos coletivos estão sendo depredados por manifestantes que repudiam os colegas de trabalho por não terem aderido ao movimento grevista. Segundo balanço da Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus da cidade, até o momento 325 ônibus de dezenas de empresas foram depredados durante as manifestações de grevistas, que quebraram para-brisas, janelas e retrovisores. 

Na Avenida Brasil, principal ligação das zonas norte e oeste ao centro da cidade, um motorista acelerou em direção ao piquete e feriu dois manifestantes próximo à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, na zona norte. Cinco pessoas foram detidas, entre elas, o motorista do carro. Há piquetes na Avenida Brasil também perto da Parada de Lucas, na zona norte.

A área mais afetada é a Zona Oeste, incluindo Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Segundo a Rio Ônibus, apenas 30% da frota da cidade está circulando. A Rio Ônibus informou que está fazendo tudo ao seu alcance para colocar o máximo de ônibus possível, mas afirmou que muitos motoristas estão com medo de trabalhar nesta quinta-feira, devido aos atos de violência cometidos por grevistas.

Na quarta-feira, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (Sintraturb), que é o sindicato oficial da categoria, fechou acordo com a Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas, que concedeu 10% de reajuste salarial e 40% de aumento na cesta básica. O acordo é retroativo ao dia 1º dia de abril. Os grevistas afirmam que o sindicato não consultou a categoria sobre a proposta assinada. Eles querem um aumento de 40% no salário e que o tíquete-refeição, que hoje é de R$ 150, passe a ser de R$ 400.

Fonte: Com informações da Agência Brasil
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade