Cineasta que morreu em queda de avião no Pantanal fez documentário sobre acidente da Chapecoense
O acidente ocorrido na noite de terça-feira, 23, deixou quatro mortos
O cineasta Luiz Ferraz, diretor do documentário sobre o acidente da Chapecoense, morreu em um acidente aéreo no Pantanal junto com outras três pessoas; as causas estão sendo investigadas.
O diretor e produtor Luiz Ferraz, que morreu na queda de um avião de pequeno porte no Pantanal, na noite de terça-feira, 23, tinha entre o seu currículo cinematográfico a direção da série Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia. A produção documental foi lançada em 2022 e se debruçava sobre o acidente aéreo que vitimou quase todo o time da Chapecoense em 2016.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A série está disponível no streaming do HBO Max e chegou a ser indicada ao Emmy Internacional, maior prêmio atribuído a programas e profissionais de televisão.
Luiz Ferraz era um diretor especializado em projetos de documentário e não-ficção. Ele atuava como sócio da Olé Produções desde 2007. Em nota, a produtora lamentou o falecimento do cineasta. "A família lamenta profundamente o ocorrido e agradece as inúmeras mensagens de carinho e solidariedade recebidas neste momento de dor", escreveu.
Além de Luiz Ferraz, o também cineasta Rubens Crispim Jr, da produtora Poseídos, o renomeado arquiteto chinês Kongjian Yu, criador do conceito das "cidades-esponja", e o piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros, morreram no acidente.
O acidente
Um avião de pequeno porte caiu na zona rural de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, na noite de terça-feira, 23. Quatro pessoas estavam na aeronave e todas morreram, segundo confirmado pelo Corpo de Bombeiros do Estado.
O acidente ocorreu no momento em que a aeronave realizaria o pouso na Fazenda Barra Mansa. O local, que é turístico, foi onde foram gravadas cenas da novela Pantanal, da TV Globo.
Ainda segundo os bombeiros, a operação de busca e resgate durou cerca de 9 horas, devido à distância e às condições de acesso ao local. A Polícia Científica e a Polícia Civil também foram acionadas.
Os militares realizaram a retirada das vítimas das ferragens e os corpos foram entregues aos cuidados da funerária e Polícia Civil.
A Força Aérea Brasileira, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), disse que foi acionada para realizar a ação inicial de ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-BAN no município de Aquidauana (MS). As causas do acidente estão sendo investigadas pelo CENIPA.