PUBLICIDADE

BA: Três negros jovens são mortos durante operação militar

Moradores da comunidade pesqueira de Gamboa de Baixo, localizada na capital da Bahia, denunciaram a ação policial

2 mar 2022 - 13h39
(atualizado às 13h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Três jovens negros foram mortos durante ação policial em Salvador
Três jovens negros foram mortos durante ação policial em Salvador
Foto: Reprodução | TV Bahia

Uma operação militar realizada na comunidade pesqueira de Gamboa de Baixo, em Salvador (BA), durante a madrugada de terça-feira, 1º, foi denunciada por moradores. Segundo eles, policiais chegaram atirando e explodindo bombas, deixando três vítimas fatais.

Os jovens negros Patrick Sapucaia, Alexandre Santos e Cleberson Guimarães, morreram baleados. A Polícia Militar da Bahia afirmou que o trio carregavam drogas, estavam armados e que teriam atirado contra os agentes.

Os moradores da comunidade amanheceram em protesto pela morte dos jovens. Em entrevista ao jornal O Globo, a líder comunitária Ana Cristina da Silva Caminha, de 48 anos, contou que os relatos da comunidade são de crueldade por parte dos policiais. Segundo a mulher que encabeça a Associação de Moradores de Gamboa de Baixo e é membro da Articulação do Centro Antigo de Salvador, os três rapazes foram assassinados já rendidos dentro de um casarão na comunidade. A mãe de um deles teria sido impedida de chegar até o local. 

"Tudo o que os moradores têm dito é verdade. A polícia fez essa ação de madrugada, por volta de 3h para 4h da manhã, num momento em que estavam todos dormindo. Eles vieram à comunidade uma primeira vez, dispararam tiros e todos ficaram numa agonia enorme. Depois, voltaram e, dentro de um casarão que tem aqui na comunidade, pegaram três meninos de cerca de 20 anos. Foi uma noite de terror. Muitos tiros, a mãe de um deles estava gritando enquanto eles não deixavam ela chegar perto. No momento em que ela saiu para pedir ajuda a outros moradores, foi quando eles deram muitos tiros e mataram os três", contou Ana Cristina ao O Globo. "Foi tudo muito cruel, e pelo que fiquei sabendo da perícia, eles foram mortos de joelho, ou seja, não apresentavam nenhum perigo."

Polícia rebate informações dos moradores e diz que houve troca de tiros

A Polícia Militar da Bahia informou que foram acionados com um denúncia de que haveriam homens armados na localidade, durante esta madrugada. Os agentes teriam sido recebidos a tiros porque um grupo na regição. Após o suposto confronto, a polícia teria encontrado os corpos com um revólver calibre 38, duas pistolas, além de drogas e celulares. Ainda disseram que os três jovens morreram após terem sido levados ao Hospital Geral do Estado e que outros suspeitos conseguiram fugir.

A ocorrência foi registrada na Corregedoria Geral da PM onde será investigada. não há informações se os policiais envolvidos serão afastados durante a apuração.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade