Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Avião roubado cai em shopping de GO; pai e filha morrem

13 mar 2009 - 18h48
(atualizado em 13/3/2009 às 12h00)
Compartilhar

Márcio Leijoto

Direto de Goiânia

Um avião monomotor, de prefixo PT-VFI, caiu no estacionamento do shopping Flamboyant, o maior da capital de Goiás, no fim da tarde desta quinta-feira. O piloto Cleber Barbosa da Silva, 30 anos, e a filha, Penélope Barbosa Correia, 5 anos, morreram na queda. A aeronave foi roubada no aeroclube da cidade de Luziânia e foi vista dando rasantes em pontos da capital de Goiás, como no setor Santa Genoveva.

Cleber viajava em um Vectra branco na BR-060, entre Anápolis e Goiânia, quando, por volta das 13h30, agrediu a mulher dele com um extintor e a jogou para fora do veículo, de acordo com policiais.

Ele teria fugido com a filha para o aeroclube, onde alugou um avião para fazer um vôo panorâmico. Na hora de entrar na aeronave, ele teria rendido o piloto e deixado ele de fora do monomotor, entrando apenas com a menina. As autoridades trabalham com a hipótese de que o homem tenha provocado o acidente intencionalmente.

A Força Aérea Brasileira informou, em nota divulgada na noite desta quinta-feira, que caças da FAB acompanharam o trajeto do monomotor roubado, mas que os pilotos dos caças e os órgãos de controle de tráfego aéreo não conseguiram fazer contato por rádio com o piloto.

Segundo a FAB, o Primeiro Centro Integrado de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta I) informou o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) assim soube do roubo. O Comdabra ordenou a imediata decolagem de aeronaves em alerta de defesa aérea.

A FAB afirmou que o acompanhamento por caças da FAB aconteceu durante todo o tempo em que o monomotor permaneceu em vôo, primeiramente, por um Mirage 2000 e, depois, por um avião T-27 Tucano. Por medida de segurança, o Comdabra determinou a suspensão de pousos e decolagens do aeroporto de Goiânia, "a fim de garantir a segurança das aeronaves em geral e, particularmente, para proporcionar as melhores condições de pouso para o PT-VFI".

A nota informou que o acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Os procedimentos adotados foram acompanhados pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, de acordo com a nota.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave atingiu a torre principal do shopping Flamboyant e caiu sobre 23 carros.

As pessoas que estavam no interior do centro de compras foram impedidas de sair do local. Segundo a Infraero, o aeroporto de Goiânia ficou fechado das 18h10 às 19h14.

Suspeita de estupro

A delegada Ana Elisa Martins, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Aparecida de Goiânia, iria pedir a prisão de Cleber por suspeita de ter estuprado uma estudante de 13 anos na tarde de segunda-feira, no Setor Buriti Sereno, em Aparecida. Ele foi reconhecido pela menina, por meio de fotografia.

A identificação de Silva pela menina de 13 anos foi possível porque a vítima anotou a placa do carro usado pelo suspeito. O Vectra branco está em nome de Cleber, que morava no Parque Amazonas, em Goiânia. A polícia esteve em sua casa na quarta-feira, mas não o localizou.

A estudante foi abordada quando ia para a escola a pé. Cleber teria parado o carro ao lado da jovem, aberto a porta e mandado ela entrar. Como ela recusou, ele a ameaçou com uma faca, rendendo-a e a colocando no interior do veículo. Eles foram até um local distante da cidade e a jovem foi estuprada. A estudante ficou cerca de uma hora e meia com o homem, segundo a polícia.

"A criança anotou as placas do carro e, por meio da anotação, chegamos até o carro. Conseguimos uma foto do suspeito e ela reconheceu ele, sem nenhuma dúvida. Como não conseguimos localizá-lo, iríamos pedir a prisão preventiva dele amanhã de manhã", disse Ana Elisa. "Aí, aconteceu isso que ninguém esperava. Uma triste coincidência", completou.

Os internautas Ayala, Patrícia Nassar e M.Coutinho, de Goiânia (GO), e Seabra, de Brasília (DF) participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra