Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
REPRISE
Cientistas, educadores e pensadores debatem sobre o futuro do planeta; assista

Brasil

Publicidade

Câmara aprova texto-base da MP que zera "taxa das blusinhas"

Expectativa é que o Senado analise a medida ainda neste quinta-feira

3 set 2026 - 16h10
(atualizado às 16h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da medida provisória que isenta compras internacionais de até US$ 50, a chamada "taxa das blusinhas". O texto segue para o Senado e precisa ser votado até a próxima terça-feira para não perder a validade. A proposta gera forte divergência: enquanto enfrenta duras críticas da indústria e do varejo brasileiro, a isenção conta com amplo apelo popular diante da proximidade do período eleitoral.
Senadora Leila Barros (PDT-DF) é relatora da MP da "taxa das blusinhas".
Senadora Leila Barros (PDT-DF) é relatora da MP da "taxa das blusinhas".
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado / Estadão

‌A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 3, o texto principal da medida provisória que zera ⁠a taxa cobrada ‌sobre remessas postais internacionais de até US$50, ‌a chamada "taxa ‌das blusinhas".

Deputados ainda ⁠analisavam emendas ao texto, destacadas do bolo principal para serem votadas separadamente. 

Uma vez concluída ‌a tramitação na Câmara, ‌a expectativa ⁠é ⁠que o Senado analise ⁠a medida ‌ainda ‌nesta quinta-feira, já que a MP perde a validade se ⁠não for aprovada pelas duas Casas do Congresso até a próxima ‌terça-feira.

O tema tem sido alvo de polêmica, uma ⁠vez que representantes da indústria e do varejo brasileiro criticam duramente a medida, que, por outro lado, tem forte apelo popular em meio à proximidade das eleições.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra