PUBLICIDADE

Câmara abre sessão para votar segunda denúncia contra Temer

25 out 2017 - 09h29
(atualizado às 09h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Vista geral da Câmara dos Deputados 25/09/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino
Vista geral da Câmara dos Deputados 25/09/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

A Câmara dos Deputados abriu na manhã desta quarta-feira sessão para votar a segunda denúncia movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer, em um clima de calmaria dentro e fora da Casa.

Temer foi acusado de obstrução de Justiça e organização criminosa. Por esse último crime, também foram denunciados os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral).

A tendência é que os deputados aprovem o parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), contrário à autorização para que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue a denúncia contra Temer, Padilha e Moreira e outros acusados.

Nos últimos dias, Temer se empenhou pessoalmente em tentar conseguir votos para conseguir repetir o placar pela rejeição da segunda denúncia alcançado na primeira. Na primeira votação, em agosto, por acusação de corrupção passiva, o presidente conseguiu 263 votos favoráveis.

O presidente aumentou o empenho e a liberação de emendas parlamentares e ainda cedeu em uma série de medidas de interesses de deputados para conseguir se manter no cargo.

Para a denúncia ser julgada pelo STF, precisa ter o apoio de pelo menos 342 deputados. Ciente de que não tem votos para aprová-la, a oposição aposta no desgaste do governo e tentará levar a votação até a noite desta quarta, quando espera que um maior número de pessoas acompanhem a sessão pela televisão ou outros meios de comunicação.

Em frente à Câmara, não havia qualquer sinal de protestos de rua, apesar de um esquema especial de segurança. No plenário da Câmara e nas imediações, poucos deputados compareceram para o início da sessão.

Veja também

México também está envolvido na corrupção na Odebrecht:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade