Caetano e Bethânia vencem Grammy de álbum de música global
Artistas baianos são premiados por "Caetano e Bethânia Ao Vivo", registro da turnê conjunta.Caetano Veloso e Maria Bethânia venceram neste domingo (01/02) o Grammy Awards 2026 na categoria melhor álbum de música global com o disco Caetano e Bethânia Ao Vivo.
O prêmio foi recebido em nome deles pela apresentadora Dee Dee Bridgewater, durante a cerimônia de premiação em Los Angeles, nos Estados Unidos.
O disco premiado, gravado ao longo da turnê que atravessou diversas cidades brasileiras com casas lotadas, reúne sucessos das trajetórias individuais dos dois artistas, como Reconvexo e Vaca Profana, além de uma versão inédita de Fé, composição de Iza com nova leitura nas vozes dos irmãos.
Caetano e Bethânia Ao Vivo concorreu na categoria melhor álbum de música global com Sounds Of Kumbha, de Siddhant Bhatia, No Sign of Weakness, de Burna Boy, Eclairer le monde - Light the World, de Youssou N'Dour, Mind Explosion (50th Anniversary Tour Live), de Shakti, e Chapter III: We Return to Light, de Anoushka Shankar com a participação de Alam Khan & Sarathy Korwar.
Primeiro Grammy para Bethânia
"Que alegria em vencermos o @grammys de 'Melhor Álbum Internacional' juntos! Em especial, gostaríamos de agradecer aos músicos que ao nosso lado, fizeram esse disco acontecer. O nosso muito obrigado a todos que ouviram o disco, foram aos shows e compartilharam desta história conosco!", escreveram os artistas baianos ao festejar a vitória nas redes sociais.
Esta foi a primeira vitória de Maria Bethânia no Grammy. Para Caetano , essa foi a sexta indicação ao Grammy e a terceira premiação. O artista baiano já venceu duas vezes: com Livro (1998) e João Voz e Violão (2000), álbum de João Gilberto que ele produziu.
as/cn (Agência Brasil, Efe)