PUBLICIDADE

Brasil registra 3,1 mil mortes por covid-19 nas últimas 24h

O total de vítimas fatais da doença no país a 398.185, informou o Ministério da Saúde.

28 abr 2021 - 18h21
(atualizado às 18h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil registrou nesta quarta-feira 3.163 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 398.185, informou o Ministério da Saúde.

Também foram contabilizados 79.726 novos casos de coronavírus, com o total de infecções no país avançando para 14.521.289, de acordo com a pasta.

O Brasil possui o segundo maior número de mortes por Covid-19 no mundo, abaixo apenas dos Estados Unidos, além da terceira maior contagem de casos confirmados de coronavírus, atrás dos EUA e da Índia.

Após atingir um pico de 4.249 mortes em um único dia em 8 de abril, na esteira de um colapso do sistema de saúde em meio à disseminação de uma nova variante mais transmissível do vírus e ao relaxamento de medidas restritivas, o país tem verificado uma estabilização dos índices, embora em níveis elevados.

Abertura de covas no Cemitério da Vila Formosa, em São Paulo, em foto de arquivo
Abertura de covas no Cemitério da Vila Formosa, em São Paulo, em foto de arquivo
Foto: ANSA / Ansa

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destacou em boletim publicado nesta quarta-feira que, apesar de uma queda no número de casos, óbitos e taxas de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 ao longo da última semana, os valores permanecem em "patamares críticos."

"O padrão atual pode representar uma desaceleração da pandemia, com a formação de um novo patamar, como o ocorrido em meados de 2020, porém com números bastante mais elevados de casos graves e óbitos, que revelam a intensa circulação do vírus no país", disseram pesquisadoras da entidade.

Eles apontaram que o número de casos diminuiu a uma taxa de 1,5% ao dia na última semana epidemiológica, enquanto o de óbitos recuou 1,8% ao dia, "mostrando uma tendência de ligeira queda, mas ainda não de contenção da epidemia."

Estado brasileiro mais afetado pela Covid-19, São Paulo atingiu as marcas de 2.873.238 casos e 94.656 mortes.

O governo paulista anunciou nesta quarta a ampliação do horário de funcionamento de estabelecimentos de comércio e serviços após a queda nos índices locais da pandemia nas últimas semanas, embora tenha prorrogado sua "fase de transição" até 9 de maio.

"Os números vêm em queda exatamente pelo apoio da população às regras sanitárias que foram instituídas pelo Plano São Paulo", disse o secretário de Saúde paulista, Jean Gorinchteyn, em entrevista coletiva. "Nós temos hoje, no Estado, 80% de ocupação dos leitos de UTI --tínhamos 93% no início do mês."

Conforme dados do Ministério da Saúde, Minas Gerais é o segundo Estado com maior número de infecções pelo coronavírus registradas, com 1.342.892 casos, mas o Rio de Janeiro é o segundo com mais óbitos contabilizados, com 43.618 mortes.

O governo federal ainda reporta 13.091.714 pessoas recuperadas da Covid-19 e 1.031.390 pacientes em acompanhamento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade