PUBLICIDADE

Ataques no RN ocorreram por exigência de regalias para presos, diz secretário

Em entrevista, o secretário de Segurança Pública do estado, Francisco Araújo, afirmou que os criminosos "querem televisão, visita íntima".

15 mar 2023 - 11h44
(atualizado às 12h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Ataques no RN ocorreram por exigência de regalias para presos, diz secretário
Ataques no RN ocorreram por exigência de regalias para presos, diz secretário
Foto: Divulgação/Polícia / Perfil Brasil

O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Francisco Araújo, afirmou que as ordens para as ações criminosas registradas desde a madrugada de terça-feira no estado foram motivadas por exigências como aparelhos de televisão e visitas íntimas, para os presos do sistema penitenciário estadual. As declarações ocorreram na manhã desta quarta-feira,15.

"Pelas reivindicações, eles querem televisão, querem sistema de iluminação, visita íntima, coisa que o sistema prisional não está atendendo porque está cumprindo a lei de execução penal", afirmou.

O secretário também declarou que mais presos deverão ser transferidos ao longo desta quarta-feira para outros presídios. "Nós temos investigações, tanto da Polícia Civil, como da Polícia Federal e Ministério Público, de possíveis pessoas que estavam presas com esse líder da organização criminosa que foi transferido ontem à noite, de ter ordenado esses ataques. Ele estava preso em Alcaçuz, recebeu visitas e, pelas investigações, tem indícios de ele ter dado ordem para fazer esse tipo de ação", completou.

Em um primeiro momento, a Secretaria de Segurança Pública havia dito que os ataques criminosos eram uma resposta às ações policiais relacionadas à apreensão de armas e drogas. Posteriormente, ainda na terça-feira, a pasta mudou a versão ao afirmar que a ordem vinha de dentro dos presídios e organizada por uma facção criminosa.

De acordo com a secretaria, as ordens teriam partido de dentro da Penitenciária de Alcaçuz, na Grande Natal.

Entenda

Na madrugada desta terça-feira, 14, quase 20 cidades do Rio Grande do Norte registraram ataques a tiros e incêndios em prédios públicos, comércios e veículos. A Polícia Civil informou que, durante confrontos, uma pessoa morreu e outras cinco foram presas.

As cidades alvos de ataques foram: Acari, Boa Saúde, Caicó, Campo Redondo, Cerro Corá, Jaçanã, Lagoa D'anta, Lajes Pintadas, Montanhas, Mossoró, Nísia Floresta, Parnamirim, Santo Antônio, Tibau do Sul, Touros e São Miguel do Gostoso. 

Entre os prédios que foram foco dos criminosos, estão: um fórum de Justiça; duas bases da Polícia Militar, uma prefeitura e um banco. Além disso, veículos de concessionárias e carros que estavam estacionados nas ruas e em garagens públicas também foram atacados.

Suspeito de comandar ataques é morto pela polícia

José Wilson da Silva Filho, de 29 anos, apontado como um dos responsáveis por comandar os ataques no estado morreu após confronto com a polícia em João Pessoa na manhã desta quarta-feira. 

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o criminoso havia escapado dos sistemas prisionais da Paraíba e do Rio Grande do Norte e estava escondido no bairro de Paratibe, na capital paraibana.

O foragido foi encontrado através de uma denúncia anônima. No local, José Wilson trocou tiros com policiais e foi baleado. Apesar de ser encaminhado ao hospital, ele não resistiu aos ferimentos e morreu nesta manhã.

Governo Federal

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que a pasta está desde cedo em contato com o governo do Estado "a fim de verificar o apoio possível, à vista da crise local na Segurança Pública" e que "ainda hoje medidas serão adotadas".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade