Air France: sindicato que culpa sondas Pitot é minoritário
A companhia aérea Air France publicou nota na qual afirma que o sindicato de pilotos cujo relatório aponta que sondas Pitot, que medem a velocidade, provocaram o acidente do voo AF447 entre Rio de Janeiro e Paris é "minoritátio".
No relatório, dois pilotos, Gérard Arnoux, comandante de bordo em aviões A320 e presidente do Sindicato de Pilotos da Air France (SPAF), e Henri Marnet-Cornus, também comandante de A330, já aposentado, afirmam que o acidente "sem dúvida poderia ter sido evitado".
Segundo a companhia, duas investigações oficiais ocorrem atualmente na França: uma técnica, conduzida pelo Bureau de Investigação e Análise (BEA) com o propósito de melhorar a segurança aeronáutica, e outra legal, conduzida pela Justiça francesa.
A Air France ressalta ainda que tem cooperado com as duas instâncias e que tem publicado informação atualizada sobre o acidente. O BEA afirmou, em suas primeiras conclusões em 2 de julho, que uma falha das sondas Pitot era "um elemento, mas não a causa do acidente".
As sondas Pitot, que forneceram dados incoerentes no caso do AF447, permitem ao piloto controlar a velocidade do avião, um elemento crucial para o equilíbrio do voo.