PUBLICIDADE

'A viagem mais importante' que terminou em tragédia: conheça a história da Chapecoense

29 nov 2016 - 09h26
(atualizado às 10h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Avião com time catarinense sofreu acidente nesta terça-feira na Colômbia; 76 pessoas morreram
Avião com time catarinense sofreu acidente nesta terça-feira na Colômbia; 76 pessoas morreram
Foto: Teleantioquia / BBC News Brasil

Momentos antes de embarcar em São Paulo rumo à Bolívia, onde faria escala para a Colômbia, um dos dirigentes da Chapecoense aparece em um vídeo em que dizia se tratar da "viagem mais importante' para a equipe.

"(Viagem) mais importante (do clube) até agora. A cada ano que passa a gente vai conseguindo marcar a história do clube e a gente espera que possam novamente", afirma Cadu Gaúcho.

A ida à cidade colombiana de Medellín para a final da Copa Sul-Americana coroaria uma temporada de glória para o time da pequena cidade de Santa Catarina, de apenas 200 mil habitantes.

O conto de fadas, no entanto, acabou em tragédia.

Na madrugada desta terça-feira, um avião com a equipe da Chapecoense sofreu um acidente em uma área montanhosa de difícil acesso, a 50 km da Medellín. Havia 81 pessoas a bordo, dos quais 72 passageiros e 8 tripulantes. Vinte e dois eram jornalistas. Relatos indicam que o avião teria sofrido uma pane elétrica.

Segundo informações da imprensa local, há 76 mortos. Cerca de 150 socorristas estão envolvidos no trabalho de resgate das vítimas.

Relatos indicam que avião teve pane elétrica
Relatos indicam que avião teve pane elétrica
Foto: Teleantioquia / BBC News Brasil

'Primeira divisão'

Foi apenas em 2013 que a Chapecoense chegou pela primeira vez à Série A do Campeonato Brasileiro, após um empate de 1 a 1 contra o Bragantino. Na atual temporada, a equipe está em 9º lugar, à frente de times tradicionais, como São Paulo, Fluminense e Cruzeiro.

Na semana passada, a equipe conseguiu mais um feito inédito em sua história: avançou à final da Copa Sul-Americana contra o Atletico Nacional, da Colômbia, depois de vencer o San Lorenzo, da Argentina. Foi a primeira vez em três anos que um time do Brasil chegou à final de um torneio continental.

A partida desta quarta-feira foi suspensa pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) devido ao acidente.

Alan Ruschel foi confirmado como um dos sobreviventes
Alan Ruschel foi confirmado como um dos sobreviventes
Foto: Getty Images

Trajetória de sucesso

Fundada em maio de 1973, a Associação Chapecoense de Futebol conquistou seu primeiro título estadual quatro anos depois. Neste ano, a equipe venceu o Campeonato Catarinense pela quinta vez. Foi uma vez campeão da Copa Santa Catarina e vice em outras três ocasiões. Além disso, ganhou duas vezes da Taça Santa Catarina.

Os últimos anos, porém, foram os mais prolíficos para a equipe. Além de chegar à primeira divisão em 2013, o clube disputou dois torneios continentais (2015 e 2016) e chegou a cinco das últimas dez finais do Campeonato Catarinense.

Antes disso, a Chapecoense foi a 3ª colocada tanto na Série D de 2009 quanto na Série C de 2012, e a 2ª colocada na Série B de 2013.

É considerada um dos cinco grandes clubes de Santa Catarina, ao lado de Avaí, Criciúma, Figueirense e Joinville.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade