Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil, Uruguai e Argentina unem forças para combater morcego hematófago

Representantes da agricultura e pecuária dos três países se reúnem em Paso de Los Libres, Argentina, para alinhar estratégias no combate ao morcego hematófago desmodus rotundus, visando controlar a raiva e promover a cooperação tripartite.

4 ago 2023 - 12h33
(atualizado às 12h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma reunião ocorrida na cidade de Paso de Los Libres, na Argentina, reuniu representantes das áreas de agricultura e pecuária do Uruguai, Argentina e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul, Brasil. O principal objetivo do encontro, que teve lugar na semana passada, foi estabelecer um alinhamento estratégico no combate ao morcego hematófago desmodus rotundus, conhecido por se alimentar de sangue, nas regiões fronteiriças dos três países. Nesse sentido, foi decidido criar um grupo de trabalho interinstitucional que promoverá a troca de informações e ações conjuntas.

Wilson Hoffmeister Júnior, coordenador do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH-RS) da Seapi, explicou que durante a reunião foram discutidos métodos de trabalho e a atual situação epidemiológica do controle da raiva nos três países. Além disso, ele destacou que o encontro marcou o início da formulação de estratégias e ações colaborativas entre as entidades envolvidas.

Sebastían Chiozza, representante do Programa de Controle da Raiva do Ministerio de Ganadería, Agricultura y Pesca (MGAP) do Uruguai, ressaltou a parceria já estabelecida com a Seapi devido ao controle da raiva herbívora. Ele enfatizou que a criação do grupo de trabalho irá fortalecer essa colaboração e gerar informações contínuas, enfatizando a importância da troca constante de dados para o sucesso das iniciativas de controle.

Gabriel Russo, coordenador do Programa de Controle da Raiva da Servicio Nacional de Sanidad e Calidad Agroalimentaria (Senasa) da Argentina, realçou a necessidade de aprimorar os esforços conjuntos contra o morcego hematófago nas regiões de fronteira. Essa integração visa melhorar os serviços, minimizar as perdas na agropecuária e assegurar a saúde pública.

Um calendário de encontros periódicos foi definido durante a reunião, e há a expectativa de que esse grupo de trabalho seja a base para uma associação que facilite a colaboração entre os diferentes serviços de Defesa Sanitária das entidades envolvidas.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade