Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bandeira dos EUA marca atos de 7 de Setembro e repercute na imprensa internacional

8 set 2025 - 11h09
Compartilhar
Exibir comentários

Bandeiras americanas tomaram conta da Avenida Paulista neste 7 de Setembro. A cena chamou a atenção de veículos internacionais, que relacionaram os atos à influência de Donald Trump sobre o bolsonarismo. Em um feriado marcado por divisões políticas, tanto apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) quanto críticos do ex-presidente ocuparam ruas de 25 capitais e do Distrito Federal. O pano de fundo foi o julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) e as críticas ao aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos ao Brasil.

Manifestantes levaram bandeira gigante dos EUA para av. Paulista neste domingo
Manifestantes levaram bandeira gigante dos EUA para av. Paulista neste domingo
Foto: Reprodução/X @antonioccosta_ / Perfil Brasil

Os aliados do ex-presidente pediram anistia — agora também em termos eleitorais. No exterior, jornais deram destaque às falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre soberania nacional, mas registraram sobretudo a mobilização bolsonarista.

O jornal americano New York Times relatou a presença de uma bandeira gigante dos EUA na Paulista e de símbolos ligados a Trump em Brasília e no Rio. O diário disse ter identificado uma "abundância de elogios" ao país liderado por Trump e ressaltou que os atos mantêm Bolsonaro como "uma força política relevante no Brasil".

"Embora o Bolsonaro tenha sido impedido de ocupar cargos públicos até 2030, manifestantes de direita ainda mantêm a esperança de que seus direitos políticos sejam de alguma forma restaurados. Muitos depositam sua fé na Casa Branca", destacou o jornal.

O New York Times observou que as pressões de Trump sobre as instituições brasileiras tiveram "pouco sucesso" e só fortaleceram o petista. Segundo o diário, a tendência é Bolsonaro ser condenado nesta semana pelo STF. "Ele pode pegar mais de 40 anos de prisão", escreveu.

Trump é "única salvação"?

O britânico The Guardian informou que apoiadores de Bolsonaro foram às ruas "pressionar o governo e o Judiciário do Brasil" e "implorar ao presidente dos EUA que intensifique ainda mais sua campanha de pressão".

— Ele é o único que pode nos salvar... Trump é a nossa única salvação — declarou um manifestante ao jornal em Brasília.

O veículo também destacou as críticas de Lula a políticos de direita que, em suas palavras, agiam como "traidores" ao apoiar a campanha de Trump. Além disso, descreveu faixas com frases como "América, salve o Brasil", expostas em Brasília.

A rede Al Jazeera registrou que o 7 de Setembro foi marcado por atos pró e contra Bolsonaro e relembrou que o julgamento pode resultar em décadas de prisão. O canal mencionou a presença da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em São Paulo e do senador Flávio Bolsonaro no Rio, que vestia a camisa "Bolsonaro 2026".

A Associated Press relatou a participação de "dezenas de milhares" de apoiadores do ex-presidente contra o STF e lembrou que, nos últimos anos, o 7 de Setembro virou demonstração de força política da direita. A agência acrescentou que Lula buscou dar ao feriado o tom de defesa da soberania.

O alvo central, segundo a AP, foi o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF. O texto também mencionou a bandeira dos EUA na Paulista e o discurso "emocionado" de Michelle.

Na França, o Le Monde descreveu os atos como "última resistência ou contra-ataque" e citou símbolos americanos como apelo de ajuda a Trump. Já o espanhol El País destacou a presença de Michelle e os discursos em defesa da anistia, além do ataque do governador Tarcísio de Freitas a Moraes.

"O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visto por muitos como um substituto menos radical de Bolsonaro, atacou o juiz Moraes, chamando-o de "tirano" e ditador. Ele também defendeu a anistia e a inocência de seu mentor político e disse que 'é essencial que Bolsonaro seja eleito em 2026'", relatou o jornal espanhol.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade