PUBLICIDADE

As notícias que você precisa saber para começar o seu dia

28 jan 2020 - 05h30
Compartilhar
Movimentação na UFPR para realização da prova do ENEM.
Movimentação na UFPR para realização da prova do ENEM.
Foto: Everson Bressan / FotoArena / Estadão Conteúdo

Saiba o que aconteceu de mais importante no Brasil e no mundo e comece o dia bem informado:

MEC suspende inscrições no ProUni

Aplicativo de Celular ENEM 2019
Aplicativo de Celular ENEM 2019
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) informou na noite desta segunda-feira que vai suspender por tempo indeterminado a abertura de inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Segundo o ministério, como a divulgação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está suspensa pela Justiça Federal, não é possível dar continuidade ao cronograma de outros programas do ensino superior. As inscrições para o ProUni teriam início nesta terça-feira. Apesar de não abrir as inscrições, o MEC diz que os estudantes poderão consultar as 251 mil bolsas que serão ofertadas.

Governo vai ao STJ para liberar divulgação do Sisu

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para garantir a manutenção do calendário do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou seja, para que possa divulgar a lista dos selecionados. O governo de Jair Bolsonaro pede a suspensão da decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) que suspendeu o processo até que seja comprovada a resolução da falha na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Ministério da Educação (MEC) tem argumentado que a não divulgação dos resultados do Sisu traz "graves prejuízos à política pública de ensino superior".

Santos sofre, mas bate Guarani com gol contra nos acréscimos

Santistas comemoram primeiro gol sobre o Guarani.
Santistas comemoram primeiro gol sobre o Guarani.
Foto: Denny Cesare / Código19 / Estadão Conteúdo

No sufoco, o Santos chegou à sua primeira vitória no Campeonato Paulista. Na noite desta segunda-feira, o Peixe visitou o Guarani no Estádio Brinco de Ouro da Princesa. Mesmo com um jogador a mais durante toda a segunda etapa, a equipe de Jesualdo Ferreira sofreu para vencer por 2 a 1. Depois que Arthur Gomes inaugurou o marcador, Rafael Costa deixou o dele. Nos acréscimos, Pablo chutou contra o próprio patrimônio. Esse é a primeira vitória do Alvinegro Praiano no Paulistão. Com isso, o time segue assumiu a liderança do Grupo A. Do outro lado, o Bugre conheceu sua primeira derrota e segue na seguda colocação.

EUA cobram ação mais 'agressiva' do Brasil contra imigração ilegal

Presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro durante reunião bilateral às margens do G20 em Osaka, no Japão
28/06/2019
REUTERS/Kevin Lamarque
Presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro durante reunião bilateral às margens do G20 em Osaka, no Japão 28/06/2019 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

O governo dos Estados Unidos cobrou uma ação mais "agressiva" por parte do Brasil para conter o fluxo de imigração ilegal para o país, dias depois de remeter a Minas Gerais um voo charter com cerca de 70 brasileiros deportados, parte deles transportados algemados. O secretário-adjunto interino do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Ken Cuccinelli, afirmou que o fluxo de imigrantes brasileiros ilegais aumentou muito nos últimos anos, inclusive com pedidos de asilo. A administração do presidente Donald Trump exigiu uma postura diferente do governo Jair Bolsonaro e afirmou que o envolvimento do País para controlar a emigração é "parte importante" para ser considerado um "bom aliado".

Bruna Marquezine não renova com a Globo

Bruna Marquezine nao renova contrato com a Globo
Bruna Marquezine nao renova contrato com a Globo
Foto: O Fuxico

Após cerca de 17 anos, Bruna Marquezine deixou de ter um contrato fixo com a Rede Globo. A atriz, aliás, deve entrar para a lista de artistas que vão passar a ser contratados apenas por obra, pela emissora. Vale lembrar que a famosa atriz está longe das novelas, desde que interpretou a vilã Catarina, em Deus Salve o Rei. Além de Bruna, recentemente, Bruno Gagliasso e Malvino Salvador também não renovaram o contrato fixo com a emissora.

Veja também:

Motorola Razr: conheça o celular dobrável inspirado no V3:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade