PUBLICIDADE

Após 8 anos, jornal El País encerra atividades no Brasil

O diário espanhol divulgou nota informando o fechamento da redação no País. Funcionários foram informados por comunicado no site do veículo.

14 dez 2021 - 17h13
(atualizado às 17h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O jornal espanhol El País informou na tarde desta terça-feira (14) que a sua versão em português, o El País Brasil encerrará suas atividades. Em nota divulgada no seu site, o veículo informou que a operação no País não atingiu a sustentabilidade econômica e, mesmo com número considerável de assinantes digitais e grande audiência, não seguirá com o projeto. 

Após 8 anos, o El País encerra suas atividades no Brasil
Após 8 anos, o El País encerra suas atividades no Brasil
Foto: Reprodução

O El País, um dos jornais mais prestigiados do mundo, chegou ao Brasil em 2013 e, desde então, produzia conteúdo de alta qualidade em português a partir de sua redação em São Paulo. Mais de uma dezena de jornalistas escreviam reportagens que alimentavam o site do El País Brasil e os outros produtos do grupo espalhados pelo mundo. O jornal, em seu comunicado, ressaltou que os investimentos seguem no El País América, braço em língua espanhola do veículo na América Latina, encerrando assim sua produção em língua portuguesa.

Os jornalistas que formavam a redação brasileira lançaram uma nota conjunta em que afirmam que souberam da descontinuidade do projeto no mesmo momento que os leitores. Também passaram por grandes momentos que a equipe cobriu nestes anos do diário em solo brasileiro. Leia a nota na íntegra: 

“Querido leitor,

A equipe do EL PAÍS Brasil foi informada hoje, assim como vocês, do encerramento das atividades da edição após oito anos.

Nascemos dos ventos de 2013, quando milhares de leitores foram buscar na Espanha uma visão dos maiores protestos da história. Nos orgulhamos de ter contado em profundidade a crise que se seguiu, buscando que cada título refletisse um país que desmoronava.

Mapeamos os interesses no impeachment. Escrutinamos todos os lados da Lava Jato. Trouxemos para as manchetes os crimes contra os direitos humanos, o racismo, os estupros e a ameaça à democracia. Construímos este jornal com você.

E, por isso, fazemos questão de agradecer pessoalmente seu apoio e seu voto de confiança. Obrigada por nos ajudar a fazer o jornalismo que chama as coisas pelo seu nome. Um abraço e até breve.”

  

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade