PUBLICIDADE

Aeroporto de Porto Alegre deve retomar operações parciais em julho

De acordo com o comunicado do Ministério de Portos e Aeroportos, os passageiros serão transportados de ônibus do terminal para a Base Aérea de Canoas, onde serão realizados os pousos e decolagens

21 jun 2024 - 20h48
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou nesta sexta-feira (21) que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, retomará as operações de embarque e desembarque de voos na primeira quinzena de julho. De acordo com o comunicado, os passageiros serão transportados de ônibus do terminal para a Base Aérea de Canoas, onde serão realizados os pousos e decolagens.

Aeroporto sofreu danos com as enchentes
Aeroporto sofreu danos com as enchentes
Foto: X/Reprodução / Perfil Brasil

Segundo o Governo, a operação utilizará uma área do terminal de passageiros que não foi afetada pela enchente. A Fraport, concessionária alemã responsável pela administração do aeroporto, informou que fornecerá detalhes sobre o atendimento no dia 8 de julho.

"Os voos continuarão sendo realizados no aeródromo militar até que a pista de pouso e decolagem do Salgado Filho seja liberada", informou o governo federal.

Desde 3 de maio, o terminal da capital gaúcha não recebe voos devido aos fortes temporais que atingiram a cidade. A pista e o térreo do aeroporto foram alagados por cerca de um mês. Durante esse período, a Base Aérea de Canoas passou a receber voos comerciais, e um shopping no município vizinho funcionou como ponto de embarque e desembarque, realizando operações de check-in.

O Salgado Filho passou por uma limpeza na última semana, mas ainda não há previsão para sua reabertura completa.

Na terça-feira (18), a Fraport solicitou um prazo de quatro semanas para calcular os prejuízos causados pela enchente no terminal. O pedido foi feito durante uma reunião com representantes do Governo Federal. Em maio, a empresa também pediu à Anac a renegociação dos termos do seu contrato devido aos danos provocados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Aeroporto de Canoas ampliou operação

O Governo Federal anunciou a ampliação do número de voos diários na Base Aérea de Canoas de cinco para sete. O total de voos semanais aumentará de 70 para 98, abrangendo pousos e decolagens. Este acréscimo representa uma ampliação das operações entre 17h35 e 21h.

O Ministério de Portos e Aeroportos explicou que a operação noturna será possível graças à instalação de torres de iluminação e à revisão da estrutura da Base Aérea. As companhias Azul, Gol e Latam estão operando voos em Canoas desde o início da operação provisória no local.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade