Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"A palavra 'câncer' não é mais sentença de morte", afirma Dr. Paulo Hoff, em entrevista ao programa Perfil Poder

Do interior do Paraná aos grandes centros de pesquisa nos EUA, o oncologista detalha avanços no tratamento do câncer, defende o SUS e alerta para os desafios na formação de novos médicos

26 dez 2025 - 11h27
(atualizado às 11h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Nascido no interior do Paraná e criado entre o Sul e Brasília, Paulo Hoff é hoje uma das referências mais respeitadas na medicina brasileira, especialmente na área da oncologia.

Dr. Paulo Hoff falou com exclusividade ao programa Perfil Poder
Dr. Paulo Hoff falou com exclusividade ao programa Perfil Poder
Foto: Divulgação / Taii Amaral / Perfil Brasil

Paulo Hoff revisita trajetória: "exemplos em casa"

Sua jornada, marcada por rigor técnico, humanidade e responsabilidade com o futuro da saúde, começou em uma família que valorizava a dedicação e a curiosidade. Influenciado pelo pai, ligado às ciências, e pela mãe, que sempre o incentivou a seguir seus próprios caminhos, desde cedo, Hoff encontrou na medicina um propósito claro. "Meu pai tinha um laboratório de análises clínicas no interior do Paraná e quando eu era pequeno eu gostava muito de ir ao laboratório com ele olhar microscópio, cultura celulares, etc. Eu acho que isso me influenciou bastante", relembra. A valorização pelos estudos e pela ciência, segundo ele, começou em casa, com o estímulo à leitura e a influência de sua avó, que era escritora.

Avanços na Oncologia

Dr. Paulo Hoff, que construiu parte de sua formação nos Estados Unidos em alguns dos centros de oncologia mais importantes do mundo, destacou a evolução no tratamento do câncer. Ele enfatizou que a palavra "câncer" não significa mais uma sentença de morte, mesmo em casos de metástase. "Hoje, nos EUA, se você tiver câncer, você tem 70% de chance de ser curado", afirmou, ressaltando que, embora ainda haja um longo caminho a percorrer, os avanços são inegáveis.

O médico destacou que, embora apenas 10% dos casos tenham origem puramente genética, os outros 90% estão ligados ao estilo de vida e ao ambiente. Ele reforça a importância de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, exames regulares e a prática de exercícios. Além disso, enfatizou a necessidade de abolir o tabagismo e alertou sobre a importância da vacina contra o HPV, disponível no SUS, para prevenir diversos tipos de câncer.

Desafios estruturais

Ao analisar o cenário da saúde no Brasil, Paulo Hoff demonstrou preocupação com a explosão do número de faculdades de medicina sem a devida infraestrutura de treinamento. Para ele, a qualidade do profissional é tão importante quanto o número de formandos. Além disso, o médico defende a implementação de provas de proficiência e a expansão das vagas de residência.

Cozinha, xadrez e videogame

Longe dos consultórios e do jaleco, o médico revelou um lado mais leve e curioso. Casado com a também médica Ana Amélia e pai de três filhas, ele encontra refúgio na corrida, no xadrez e no videogame — hobby que, segundo ele, ajuda no desenvolvimento cognitivo e na precisão cirúrgica. Amante da culinária oriental, ele também faz questão de cozinhar para a família, unindo o prazer gastronômico aos conceitos de saúde que prega em sua prática profissional.

Onde assistir?

Perfil Poder é exibido todas as quarta-feira, às 20h, com reprise aos domingos, às 18h.

Samsung TV Plus - Acesse o canal 2130 pela sua Smart TV Samsung. Você pode encontrá-lo no banner da tela inicial ou acessando diretamente o número do canal.

YouTube - Assista à programação no canal oficial do YouTube, no endereço da CARAS Brasil.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade