PUBLICIDADE

Ypê recebe críticas após expor peça promocional de mão negra segurando produto de limpeza

Após denúncia de professora em rede social, a peça foi retirada de rua em Salvador (BA)

6 dez 2023 - 08h13
(atualizado em 7/12/2023 às 08h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Ypê recebe críticas após expor peça promocional de mão negra segurando produto de limpeza
Ypê recebe críticas após expor peça promocional de mão negra segurando produto de limpeza
Foto: Reprodução

A marca Ypê foi criticada por colocar na Avenida Oceânica, região rica de Salvador (BA), a escultura de uma mão negra segurando um produto de limpeza da empresa.

Segundo o jornal Metro1, o objeto, que faz parte de uma ação promocional da empresa, já foi retirado do local.

A professora Bárbara Carine, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), denunciou a peça em um vídeo publicado no Instagram. Para ela, a escultura reforça o estereótipo escravagista de manutenção de pessoas negras em espaços subalternizados socialmente.

View this post on Instagram

A post shared by Bárbara Carine (@uma_intelectual_diferentona)

"[A peça] tem uma lógica da serviçal, que reservam a mulheres negras esse papel, esse lugar. Prefeitura, dá uma olhada que isso tá feio. Ypê, tire essa p*rra da nossa cidade. Não reforce mais esse estereótipo de pessoas negras serviçais.  A gente não se coloca nesse lugar. A gente nunca se colocou nesse lugar e, mais do que nunca, a gente não permite", disse a escritora no vídeo que intitulou como "a mão visível do racismo".

A publicação, que já tem mais de 30 mil curtidas e 400 mil visualizações, tem concordância pela maior parte dos usuários, que reforçam o questionamento sobre o racismo na atitude da empresa. 

Ainda ao Metro1, a Ypê alegou que a escultura faz referência ao personagem Mãozinha, do filme "A Família Addams" (1991).

Em nota, a Química Amparo, controladora da marca Ypê, declarou:

"A Química Amparo repudia qualquer tipo de manifestação preconceituosa e racista. A peça Mãozinha, exposta em Salvador/BA, remete ao icônico personagem norte-americano Mãozinha, da 'A Família Addams', baseado no filme dos anos 90. O personagem protagoniza uma campanha de ampla divulgação nacional em TV, redes sociais e mídias externas, lançada em outubro, em alusão ao Halloween, na qual o Mãozinha limpa a casa da 'Família Addams'. A ativação itinerante faz parte da ação de comunicação que contemplava além da escultura do personagem, totem eletrônico com pôster da campanha e ambientação em abrigo de ônibus. A exposição também passou por São Paulo e Campinas e já foi encerrada.”

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade