PUBLICIDADE

Rei do Bailundo visita o Brasil para reforçar vínculos culturais entre Brasil e África

O rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI passará por São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina O post Rei do Bailundo visita o Brasil para reforçar vínculos culturais entre Brasil e África apareceu primeiro em AlmaPreta.

5 out 2023 - 21h28
Compartilhar
Exibir comentários

Em outubro de 2023, o Centro Cultural Casa de Angola São Paulo promove uma visita histórica e inédita ao Brasil do rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI, considerado o monarca do maior grupo étnico de Angola, os Ovimbundos.

O rei estará acompanhado por uma comitiva de autoridades tradicionais de Angola em visita que busca "reforçar vínculos entre os irmãos ancestrais". Durante a estadia no Brasil, estão agendadas a participação do monarca eventos culturais e se encontrará com representantes do movimento negro e organizações da sociedade civil para debater iniciativas de promoção da cultura africana no país. 

Cerca de 60% dos escravizados trazidos ao Brasil eram originários de Angola. Os bantus desempenharam um papel de grande relevância na formação da cultura brasileira e na construção da identidade nacional. Isso se evidencia por meio de seu legado linguístico, influência na cultura popular, manifestações artísticas, culinária, bem como na origem de diversos ritmos e expressões musicais, como o samba, a capoeira, o maracatu, a congada, o jongo, e dialetos do português brasileiro. 

Para além de reforçar o vínculo entre Brasil e Angola, a visita também busca contribuir para estudos sobre a cultura africana, que está presente de várias formas na sociedade brasileira, por meio de ritmos, tradições e cultura angolana.

Aos 39 anos, o rei Tchongolola Tchongonga Ekuikui VI é o 37º soberano do reino subnacional do Bailundo, localizado na região central de Angola. O reino do Bailundo foi Estado pré-colonial africano dos povos Ovimbundu e surgiu no Planalto Central de Angola em meados de 1700. A região possuía autoridade tanto política quanto econômica, abrangendo as províncias do Huambo, Benguela, Kwanza Sul, Bié e uma parte da Huíla.

O post Rei do Bailundo visita o Brasil para reforçar vínculos culturais entre Brasil e África apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade