PUBLICIDADE

Projeto de hortas urbanas empodera mulheres em comunidades de São Paulo

O projeto comunitário da Brasilândia une saberes ancestrais, educação climática e o combate à insegurança alimentar O post Projeto de hortas urbanas empodera mulheres em comunidades de São Paulo apareceu primeiro em AlmaPreta.

29 nov 2023 - 12h28
Compartilhar
Exibir comentários

A horta comunitária do projeto "Ecocidade - A Cidade Precisa de Você" promove a construção de resiliência sustentável na Brasilândia, Zona Noroeste de São Paulo. Desde 2021, a iniciativa une adaptação climática, redução de desigualdades, empoderamento e inclusão de mulheres.

O cuidado coletivo e a capacitação para prover o sustento de suas famílias, que em sua maioria são compostas por mães solo, são algumas das iniciativas do projeto que reforça a necessidade de segurança alimentar local e a necessidade de criar e manter laços com o território.

As hortas urbanas mostram que as cidades podem ser produtoras de alimentos em vez de apenas consumidoras, além de reabilitar espaços ociosos, que poderiam se tornar depósito de lixo e entulho, para terrenos que podem ser solução de inclusão e melhoria da qualidade de vida da comunidade. 

A coordenadora da horta da Vila Guarani, Hilda Carolina, dedica parte do tempo para capacitar mulheres na criação de hortas e geração de renda e alimentação, sem precisar sair do território e transformar os espaços. 

"São locais de encontro de gerações, com crianças, jovens, adultos e idosos convivendo em harmonia para pensar em como melhorar a sua comunidade. Ao mostrar imagens de um terreno em que era feito descarte irregular de lixo e foi transformado em horta urbana, que fornece alimentos frescos e mais saudáveis, ajudamos a criar consciência ecológica e aproximamos essas crianças da cidade e da produção da comida de verdade", diz. 

As hortas urbanas também são espaços de resgate de saberes ancestrais e  priorizar o cultivo de ervas da fitoterapia, plantas alimentícias não convencionais ou mesmo usar técnicas de cultivo que vieram de outras regiões.

A horta urbana ainda pode ser auxiliar no combate à crise climática e atuar como fronteiras agrícolas para a produção de alimentos, e a redução da emissão de poluentes e resíduos causados pelo transporte entre cidades.

O post Projeto de hortas urbanas empodera mulheres em comunidades de São Paulo apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade