PUBLICIDADE

Nomes de bebê inspirados em mulheres negras cientistas

Os nomes representam nobreza, sabedoria e graciosidade

21 abr 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Nomes de bebê inspirados em mulheres negras cientistas como Marie Maynard, primeira mulher negra a receber um Ph.D. em Química nos Estados Unidos, e Sonia Guimarães, primeira mulher negra doutora em Física do Brasil.
Sonia Guimarães carrega o título de primeira professora negra no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Sonia Guimarães carrega o título de primeira professora negra no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Foto: Reprodução: Instagram/drajaquelinegoes

De Marie Maynard, primeira mulher negra a receber um Ph.D. em Química nos Estados Unidos, a Sonia Guimarães, primeira mulher negra doutora em Física do Brasil, o Terra NÓS selecionou nove nomes inspirados em mulheres negras cientistas:

Jaqueline

A biomédica brasileira Jaqueline Goes de Jesus coordenou a equipe que sequenciou o genoma do vírus da Covid-19 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso no Brasil. O fato de uma mulher negra ter liderado a equipe que sequenciou o genoma fez com que Jaqueline ganhasse destaque na mídia. Antes disso, a cientista também participou da equipe que sequenciou o genoma do vírus da zika.

Jaqueline significa "aquela que vem do calcanhar" ou "a última gêmea a nascer" e tem origem francesa. Ela é a variação feminina do nome Jacques.

10 nomes de bebês inspirados em rainhas africanas 10 nomes de bebês inspirados em rainhas africanas

Sonia

Primeira mulher negra brasileira doutora em Física, Sonia Guimarães também carrega o título de primeira professora negra no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ela dedicou parte de sua trajetória ao estudo de semicondutores, materiais que contribuíram para o desenvolvimento de telefones.

Sonia é uma variante russa do nome Sofia, que vem do grego "Sophia" e significa "sabedoria".

Simone

Especialista em Biologia e Citotecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Simone Maia Evaristo também é mestre em infecção HIV/AIDS e presidente da Associação Nacional de Citotecnologia (Anacito). Ela trabalha no Instituto Nacional do Câncer (INCA) como supervisora da Área de Ensino Técnico. O seu objetivo é divulgar o papel da área no controle do câncer.

Simone significa "aquela que ouve" ou "ouvinte" e é de origem hebraica, sendo a forma feminina de Simon.

Luiza

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutora em Sociologia pela Michigan State University (EUA), Luiza Bairros foi uma das grandes vozes no combate à discriminação racial no Brasil. Ela foi ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) durante o governo de Dilma Rousseff (PT). 

De origem germânica, Luiza significa "guerreira famosa" ou "combatente gloriosa".

Katherine 

Katherine Johnson foi uma matemática e cientista espacial negra que trabalhou para a NASA durante os anos 1950 e 1960. Ela foi uma das chamadas "computadoras humanas" da NASA, um grupo de mulheres matemáticas altamente talentosas que realizavam cálculos complexos à mão para ajudar a planejar missões espaciais, incluindo o programa Mercury e o voo histórico da Apollo 11 à Lua.

O nome Katherine é derivado do nome grego "Aikaterinē", que tem origem no termo grego "katharos", e significa "pura" ou "casta".

Alice

A química Alice Augusta Ball foi a primeira mulher e a primeira afro-americana a receber um mestrado em Química pela Universidade do Havaí, em 1915. Ela é mais conhecida por seu trabalho no desenvolvimento do primeiro tratamento para a hanseníase. Alice desenvolveu uma técnica para extrair os ésteres do óleo da árvore chaulmoogra e os transformou em uma forma injetável solúvel em água, usado no tratamento da doença.

O nome Alice tem várias origens e seu significado principal é "de linhagem nobre".

Marie

Marie Maynard Daly foi uma renomada bioquímica e pesquisadora norte-americana. Ela foi a primeira mulher negra a obter um doutorado em Química nos Estados Unidos, conquistado em 1947 pela Universidade de Columbia. Ao longo de sua carreira, Daly fez contribuições significativas para o entendimento da relação entre dieta e saúde cardiovascular, além de investigar o metabolismo humano.

Marie é uma variação francesa do nome Maria, que significa "a escolhida por Deus".

Annie 

A cientista e matemática Annie Easley trabalhou na NASA durante a era da corrida espacial. Annie realizou cálculos matemáticos para programas de propulsão de foguetes. Ao longo de sua carreira, contribuiu significativamente para o desenvolvimento de programas espaciais e tecnologia de propulsão. Ela trabalhou em projetos importantes, incluindo o desenvolvimento de um software, utilizado no projeto Centauro.

Annie é um nome inglês derivado do nome Ana, de origem hebraica, e significa "cheia de graça" ou "graciosa".

Mamie

Mamie Phipps Clark é conhecida por seu trabalho no estudo dos efeitos psicológicos da segregação racial nas crianças. Em sua pesquisa, crianças negras foram questionadas sobre suas preferências entre bonecas brancas e negras. Os resultados mostraram o impacto devastador do racismo internalizado, pois muitas crianças associavam a boneca branca com características positivas e a boneca negra com características negativas.

O nome Mamie tem origens variadas, mas é comumente considerado uma forma diminutiva ou carinhosa de "Mary" em inglês. Mary, por sua vez, deriva do nome hebraico Miriam, que significa "amada" ou "senhora soberana".

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade