PUBLICIDADE

Museu das Favelas apresenta programação especial de Carnaval

Entre as atividades, a "Festa de Favela: Terra Indígena" destaca a contribuição dos povos originários para a cultura periférica O post Museu das Favelas apresenta programação especial de Carnaval apareceu primeiro em AlmaPreta.

7 fev 2024 - 11h25
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem em plano fechado mostra as mãos de uma mulher tocando um tambor africano.
Imagem em plano fechado mostra as mãos de uma mulher tocando um tambor africano.
Foto: Alma Preta

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, anunciou a sua programação de fevereiro com atividades gratuitas.

No sábado de Carnaval, 10 de fevereiro, o Sarau Suburbano retorna ao museu para sua primeira edição de 2024, intitulada "Em Ritmo de Carnaval". Sob a liderança do renomado escritor e diretor Alessandro Buzo, a iniciativa conta com a participação do poeta Tubarão Dulixo, do escritor José Sarmento, da cantora Maria Pérola, do compositor e multi instrumentista Nego Trutty e do Samba de Maria, a roda de samba do MTST.

Ainda no dia 10, às 14h, a Oficina de Customização de Abadá acontece no Jardim da instituição, em parceria com o Coletivo Tem Sentimento. Na iniciativa, os participantes vão poder explorar sua criatividade e preparar seus trajes para a folia de carnaval a partir de técnicas de pintura à mão. Esta atividade será repetida nos dias 13 e 17.

No dia 17, às 15h, o evento "Baile ta ON!" apresenta a "conversa-pocket show" com artistas musicais e sonoros mediada pelo núcleo de educação do museu. O objetivo é mostrar diferentes perspectivas das obras e como elas podem dialogar com artistas contemporâneos. 

No último sábado do mês, o Coletivo Acervo Pindoretá vai promover a "Festa de Favela: Terra Indígena", uma celebração que destaca a contribuição dos povos indígenas para a cultura das favelas e periferias urbanas. 

O evento vai contar com música, dança, artes cênicas e pintura, de modo a proporcionar uma oportunidade de reflexão sobre os territórios periféricos e suas origens.

"A folia no Museu das Favelas, assim como o carnaval tem que ser, segue os diversos ritmos. Do pré ao pós-carnaval, buscando ampliar o olhar para as diversas manifestações carnavalescas em cenários periféricos e de favela, propondo mediação entre o entretenimento e reflexões importantes acerca dos carnavais e suas influências", afirmou Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas, em nota à imprensa.

Confira a programação completa no site do Museu das Favelas.

O post Museu das Favelas apresenta programação especial de Carnaval apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade