PUBLICIDADE

Mães trans compartilham maternidade nas redes

Confira outras mulheres que, assim como a cantora Pepita, usam seus perfis para falar sobre a jornada materna

9 mai 2022 15h07
| atualizado em 18/5/2022 às 17h43
ver comentários
Publicidade
Pepita e o pequeno Lucca Antonio, de cinco meses
Pepita e o pequeno Lucca Antonio, de cinco meses
Foto: Reprodução Instagram

Para celebrar o Dia das Mães, a cantora Pepita publicou na véspera da data algumas fotos de um ensaio ao lado do marido, Kayque Nogueira, com o filho Lucca Antonio. A chegada do pequeno, que tem atualmente cinco meses, foi no final de 2021. 

Assim como Pepita, outras mães trans e travestis têm passado pelo processo de maternidade e compartilhado a rotina nas redes sociais. Uma delas é a sergipana Isis Broken, que tem um filho da mesma idade de Lucca. Celebrando o Dia das Mães, a multiartista publicou: "Hoje é um dia muito especial, é o meu primeiro Dia das Mães, e isso é tão significativo pra mim, uma mãe travesti progenitora que lutou tanto e passou por tantas violências nesse processo gestacional que nem foi em meu corpo, mas que mesmo assim perpassou tantas violências", escreveu a mãe de Apolo.

Isis ainda aproveitou a postagem para falar sobre como a maternidade está sendo para ela e compartilhar um desejo. "Ser mãe é uma tarefa árdua, não se engane, mas é tão gostoso e recompensador, eu adoro quando ele ri pra mim, ou quando canto e ele ama ouvir, às vezes eu acho até o choro dele engraçado e fofo, tudo é tão mágico e único que não faria nada diferente, eu faria tudo novamente mil vezes! Que tantas outras travestis virem mães progenitoras nessa nação, essa é a minha palavra de afirmação! Mamãe ama muito esse dengoso", disse.

Mãe de não tão primeira viagem, a reverenda Alexya Salvador tem um filho e duas filhas. O primeiro, Gabriel, é deficiente e foi adotado em 2015. No ano seguinte, chegou Ana Maria e em 2019 veio Dayse que, assim como a irmã e a mãe, é trans. A religiosa, que foi pré-candidata à vice-prefeita da cidade de São Paulo pelo PSol em 2020, é um pouco mais reservada nas redes por conta dos constantes ataques que sofre. Porém, não deixa de celebrar datas importantes como os aniversários do filho e das filhas.

No Dia das Mães, quem também celebrou a maternidade foi a influenciadora digital Ellen Carine. "Ser mãe me ensinou que a vida muda de repente. Um dia você está confusa, procurando seu caminho… No outro, descobre seu maior propósito: amar, cuidar e proteger! Aí, tudo começa a fazer sentido e você só consegue olhar para o céu e agradecer, porque ser mãe é um presente de Deus! Te amo Isabela Victoria", compartilhou emocionada.

Já a pré candidata à deputada federal por Belém do Pará, Bárbara Pestana foi sucinta na mensagem: "Não precisa de textão mãe é mãe". As poucas palavras resumem tudo, em especial depois das barreiras que teve que transpor para estar junto do filho. No ano passado, ao publicar um vídeo do filho de sete anos brincando com uma de suas perucas, perdeu a guarda do filho, o emprego e passou a sofrer ameaças.

Fonte: Redação Nós
Publicidade
Publicidade