PUBLICIDADE

Luis Rubiales é banido pela Fifa e ficará afastado do futebol

Após ter sido afastado do esporte, ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) foi banido das atividades

30 out 2023 - 11h46
(atualizado às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Para punir Rubiales, a Fifa destacou que o ex-dirigente violou o artigo 13 do Código Disciplinar da entidade
Para punir Rubiales, a Fifa destacou que o ex-dirigente violou o artigo 13 do Código Disciplinar da entidade
Foto: THOMAS COEX/AFP via Getty Images / Esporte News Mundo

Nesta segunda-feira (30), a Fifa decidiu banir Luis Rubiales, ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), por três anos do futebol. A punição ao dirigente se dá pelo beijo não consentido na atacante Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação na Copa do Mundo feminina. Anteriormente, Rubiales já havia sido suspenso por 90 dias.

Luis Rubiales: quem é o presidente da Federação Espanhola que beijou jogadora Luis Rubiales: quem é o presidente da Federação Espanhola que beijou jogadora

Para punir Rubiales, a Fifa destacou que o ex-dirigente violou o artigo 13 do Código Disciplinar da entidade. De acordo com esse código, Rubiales teve "comportamento ofensivo e violação dos princípios do fair play". Dentre os itens listados, está o que diz sobre comportamento de maneira que coloque o esporte do futebol e/ou a Fifa em descrédito.

Agora oficialmente afastado do futebol, Rubiales tem dez dias para solicitar uma decisão fundamentada e pode também entrar com recurso no Comitê de Apelações da Fifa.

O caso já ultrapassou os limites do esporte e também foi parar na Justiça espanhola. Jenni Hermoso, jogadora da seleção espanhola, fez uma denúncia de agressão sexual e de coerção contra Rubiales. Ao ser confrontado, Rubiales negou perante a Audiência Nacional, em setembro. Atualmente o dirigente não pode entrar em contato com a jogadora e nem ficar a menos de 500 metros de distância.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade