PUBLICIDADE

Lacres de latinhas que "viram" cadeiras de rodas: 5 dúvidas sobre campanha de arrecadação

Para doar uma cadeira de rodas, o Instituto Entre Rodas precisa de três milhões e duzentos mil lacres

27 mai 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A campanha “Não é Mito” do Instituto Entre Rodas surgiu com o objetivo de esclarecer que é possível trocar anéis de latinhas por cadeiras de rodas para as crianças que necessitam. Para isso, são necessários três milhões e duzentos mil lacres para produzir cadeiras sob medida.
O Instituto Entre Rodas fornece cadeiras de rodas personalizadas para as crianças através da doação de lacres de refrigerantes e outras latinhas
O Instituto Entre Rodas fornece cadeiras de rodas personalizadas para as crianças através da doação de lacres de refrigerantes e outras latinhas
Foto: iStock: Wavebreakmedia

As dúvidas sobre a viabilidade de trocar anéis de latinhas de refrigerantes, cervejas e outras bebidas por cadeiras de rodas fizeram com que o Instituto Entre Rodas criasse a campanha "Não é Mito". A iniciativa surgiu para comprovar que realmente a doação de lacres é convertida em cadeiras de rodas para as crianças que precisam.

Confira a seguir algumas dúvidas sobre a arrecadação, como a quantidade necessária de lacres para a doação de uma cadeira e quais crianças podem ser beneficiadas.

Cadeirantes têm regras com as suas cadeiras; veja o que não fazer Cadeirantes têm regras com as suas cadeiras; veja o que não fazer

Como funciona a aquisição das cadeiras?

O Instituto Entre Rodas recolhe os lacres, que podem ser doados nos postos de coletas ou em eventos organizados regularmente pela instituição, e os encaminha para uma cooperativa parceira, que posteriormente vende esse material para uma empresa especializada. 

Com o dinheiro arrecadado na venda dos lacres, o Instituto Entre Rodas adquire cadeiras de rodas personalizadas para as crianças que necessitam delas.

8 atitudes para colocar em prática em prol dos cadeirantes 8 atitudes para colocar em prática em prol dos cadeirantes

Quantos lacres são necessários?

Para obter uma única cadeira de rodas adaptada às necessidades específicas de cada criança, o Instituto Entre Rodas precisa coletar um total de três milhões e duzentos mil lacres, equivalente a 800 quilos.

Essa quantidade considerável de lacres é essencial para garantir a produção das cadeiras, que são cuidadosamente projetadas para oferecer o máximo de conforto, segurança e mobilidade para cada beneficiário.

Por que só os lacres, e não as latinhas, podem ser doados?

A decisão de recolher apenas os lacres e não as latinhas é motivada pelo fato de que as latinhas são uma fonte de renda importante para muitas famílias, especialmente os catadores de materiais recicláveis que são parceiros do Instituto Entre Rodas. Vale ressaltar que não há distinção de valor entre as latinhas e os lacres.

Quais crianças podem se beneficiar da campanha?

Para que uma criança seja elegível para receber uma cadeira de rodas, é necessário que tenha entre 5 e 14 anos incompletos, esteja matriculada em uma escola, possua controle do tronco para se adaptar a uma cadeira mais leve e resida em qualquer lugar do Brasil.

Além disso, é necessário participar do programa desenvolvido pelo instituto “Inclusive Você - Construindo um Legado na Educação”, que tem como um dos seus principais objetivos proporcionar uma doação de cadeira de rodas feita sob medida e na cor que a criança desejar. Enviando a documentação para o instituto, após a avaliação e aprovação, a criança entra em uma lista de espera. 

Como doar ou ajudar?

Para contribuir com a campanha de arrecadação, é possível visitar um dos pontos de coleta para doar lacres de latinhas de refrigerantes e cervejas. Além disso, também é possível fazer doações em dinheiro para o Instituto Entre Rodas caso a pessoa prefira vender os lacres e doar o valor arrecadado.

Fonte: Redação Nós
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade