Influenciador Raphael Fonseca diz que foi humilhado e ameaçado durante desfile na SPFW
Influenciador afirmou que várias pessoas estavam em pé para assistir ao desfile de Walério Araújo
O influenciador Raphael Fonseca relatou ter sido agredido e intimidado por um casal durante o São Paulo Fashion Week no Shopping Iguatemi, enquanto assistia ao desfile do estilista Walério Araújo.
O influenciador Raphael Fonseca usou as redes sociais nesta sexta-feira, 11, para denunciar uma suposta situação de agressão e intimidação que, segundo ele, ocorreu durante um desfile do São Paulo Fashion Week, na Sala JK Iguatemi, no Shopping Iguatemi. Em vídeo publicado no Instagram, Raphael afirma ter sido “humilhado e ameaçado” por um casal que também assistia à apresentação do estilista Walério Araújo.
As imagens mostram o momento em que o cozinheiro Fabricio Viana se aproxima do influenciador e, exaltado, fala algo próximo ao ouvido dele. Logo depois, uma mulher loira - identificada como a neurologista Juliana Dias - empurra Raphael no meio da plateia.
“Fui humilhado e ameaçado na SPFW 59”, escreveu ele na legenda do vídeo. Segundo o relato, a abordagem agressiva teria começado porque ele estava de pé, em uma área já lotada do evento. “O desfile estava lotado, tinha gente sentada no chão. Eu fiquei em pé, assim como outras pessoas”, contou Raphael.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O influenciador relatou ainda que o casal, sentado na última fileira, inicialmente pediu que duas mulheres brancas se sentassem. Quando elas aceitaram, Juliana se voltou a ele com um pedido semelhante. “Ela me disse: ‘Querido, você consegue sentar, por favor, para a gente assistir?’ Eu respondi que não. Ela insistiu, dizendo que eu estava atrapalhando. Virei de costas, porque achei um absurdo ela, sentada, exigir que eu me sentasse”, afirmou.
A situação teria escalado quando a mulher tocou em seu braço, gerando desconforto. Em seguida, o marido dela se aproximou com uma ameaça direta: “Ele chegou perto do meu ouvido e falou: ‘Você vai sentar agora, senão vai ver o que acontece com você. Quer um escândalo aqui?’”, contou Raphael. “Fiquei com medo, porque se eu reagisse, ele poderia me bater. O desfile já tinha começado, e eu só queria assistir.”
No vídeo divulgado por Raphael, é possível ver que ele estava encostado em uma pilastra, assim como outras pessoas ao redor. Ele afirma que, mesmo após o episódio, o casal permaneceu no local e continuou assistindo ao desfile “como se nada tivesse acontecido”.
Outro lado
A defesa de Juliana Dias diz que ela pediu ao influenciador que se sentasse, mas alega que Raphael foi irônico e provocativo. Afirma ainda que diante da "crescente tensão emocional", ela tocou no braço dele. Em seguida, ainda segundo o relato da defesa da médica, o influenciador foi ríspido.
Juliana admite que, depois, "abalada" com a situação, gritou com Raphael e o empurrou, "em um gesto isolado, instintivo, sem dolo, sem agressividade grave e sem motivação preconceituosa". A defesa da médica diz que o vídeo divulgado foi editado sem contexto.